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Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

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Sorocaba - Radares inteligentes flagram em média 75 infrações por dia

Notícia publicada em 27/06/2012



Dados referem-se aos 17 primeiros dias de operação

Notícia publicada na edição de 27/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

Os novos "radares inteligentes" flagraram 1.290 infrações nos 17 primeiros dias de operação em Sorocaba. O número equivale a uma média diária de 75 ocorrências de motoristas parados sobre a faixa de pedestres ou que avançaram o sinal vermelho. Os equipamentos estão distribuídos em 10 pontos da cidade e a área mais crítica é o cruzamento das ruas Souza Pereira e Álvaro Soares, ao lado do Palacete Scarpa - atual sede da Secretaria de Cultura e Lazer. Segundo a Urbes - Trânsito de Transporte, 46% das violações foram registradas nesse local. O primeiro balanço dessas infrações é referente ao período entre 25 de maio e 10 de junho. Do total, 1.211 foram registradas com o avanço de semáforo e 79 aplicadas devido à parada dos veículos sobre a faixa de pedestres.

Os flagrantes do equipamento eletrônico instalado na esquina das ruas Souza Pereira e Álvaro Soares refletem o cotidiano do cruzamento, situado na região central de Sorocaba. Basta permanecer alguns minutos no local para observar a não obediência ao sinal vermelho e o desrespeito à faixa de pedestres. O gerente comercial Carlos Alberto Gomes, 23 anos, diz ser habitual o motorista cometer algum tipo de infração na equina. "Passam muito com o sinal vermelho e ficam em cima da faixa por causa do trânsito travado", comenta. A mesma opinião é compartilhada pelo manobrista Eric Kazuo Suzuki, 28, que trabalha próximo ao Palacete Scarpa. "O pessoal só vai obedecer quando começar a mexer no bolso." A estagiária Joyce Paiva, 20, atravessa diariamente a faixa de pedestres da rua Souza Pereira para ir e voltar do trabalho: "Os carros costumam obedecer à faixa, mas sempre fico atenta para não ser atropelada".

Além da esquina com as ruas Souza Pereira e Álvaro Soares, os equipamentos funcionam nos cruzamentos da avenida Afonso Vergueiro com a rua Miranda Azevedo; avenida Dom Aguirre com a Praça Lions; avenida Dom Aguirre com a rua Coronel Cavalheiros; avenida Juvenal de Campos com a Praça Dom Tadeu Strunck; avenida Ipanema com a rua Maciel Baião; avenida Ipanema com a alameda Augusto Severo; avenida Itavuvu com a rua Major Gambeta; avenida Antônio Carlos Comitre com a rua Pedro Molina e avenida General Carneiro com a rua Salvador Milego.

Segundo a Urbes, é sensível o maior respeito dos condutores ao sinal de parada, notadamente nos pontos em que os dispositivos estão instalados. Para a empresa pública que administra o transporte de Sorocaba, o objetivo principal do dispositivo é o de consolidar nos motoristas o respeito ao sinal vermelho, independentemente da existência de fiscalização. Em nota, a empresa sivulgou que, até o momento, o número de controladores de avanço de semáforo está adequado ao objetivo de educar os condutores. "O ideal é que o respeito ao sinal vermelho seja pleno e que, ao invés de instalar mais dispositivos de controle, os hoje existentes possam ser retirados", complementou.

Recomendações

O dispositivo de avanço de semáforo aciona um sensor e registra com imagem a infração cometida. Isso ocorre quando o automóvel avança o sinal vermelho ou para sobre a faixa de pedestre na mudança do sinal luminoso. Ambas as infrações são previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A multa por parar o veículo sobre a faixa é considerada média e tem valor de R$ 85,13. O condutor também perde quatro pontos na carteira de habilitação. Já a punição por avanço do sinal vermelho é gravíssima, com multa de R$ 191,54 e perda de sete pontos no prontuário.

De acordo com a Urbes, passar pelo cruzamento com o sinal amarelo não configura futura punição. O sistema possui meios próprios para comprovar que a infração foi no vermelho e não na mudança do sinal luminoso. "Recomendamos ao condutor que adote uma postura preventiva e não acelere o veículo para aproveitar o amarelo", diz a Urbes. Os equipamentos funcionam das 5h até meia-noite. Por enquanto, os radares têm sido desligados durante a madrugada.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=398151


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