Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - PUC faz homenagem a obstetra de 95 anos

Notícia publicada em 19/11/2010



A Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) realizou, na manhã de ontem, uma cerimônia em homenagem ao médico Bussâmara Neme, de 95 anos, que há mais de 46 é o titular da cadeira de Obstetrícia da instituição de ensino. Mestre no assunto, o docente é autor de vários livros no Brasil e no exterior - inclusive o Tratado de Obstetrícia, considerado referência da especialidade pela Organização Mundial de Saúde.

A ideia de homenagear o médico e professor surgiu a partir de uma licença que o afastou das atividades acadêmicas pelos últimos três meses. Porém, ao contrário do que pode parecer - devido à idade avançada - o distanciamento não teve como objetivo cuidar da saúde, mas sim produzir mais um livro. Segundo os docentes, a ausência do médico no dia-a-dia estimulou uma homenagem, juntamente com o aniversário de 95 anos. Aprendemos a admirá-lo pelo que fez, faz e vai continuar fazendo. De maneira nenhuma o senhor nos deixará, comentou o diretor da PUC Sorocaba, José Eduardo Martinez, diante do questionamento bem humorado do médico, que perguntou se a homenagem era porque queriam demiti-lo.

Durante a solenidade, colegas lembraram importantes momentos da vida de Bussâmara Neme, desde sua atuação no Hospital das Clínicas, com a subdivisão das funções do obstetra em várias áreas - o que contribuiu para que o profissional deixasse de ser considerado simplesmente parteiro, mas sim especialista em tratar do andamento e complicações do procedimento obstetrício - até a entrevista concedida à Folha de São Paulo, em 2009, quando numa atitude corajosa apontou que a cesárea é uma intervenção que qualquer débil mental faz. Basta ser médico: ele abre o abdômen, corta o útero, tira a criança e fecha. Mas fazer um parto vaginal bem feito, isso é para poucos, pois exige muito aprendizado e experiência, disse, à Folha.

O médico Bussâmara Neme se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1941. Em 1964, ingressou como professor titular de Obstetrícia da PUC Sorocaba e, nos anos seguintes, passou a ocupar as mesmas cadeiras na Unicamp e na USP. Sobre sua trajetória profissional, Neme fez questão de destacar, em sua fala, a importância da obstinação e persistência para atingir seus objetivos, desde a formação de médico até a ocupação dos cargos que conquistou. Quando me formei no ginásio queria ser médico. Mas meu pai, com 9 filhos, precisava de alguém que ajudasse no comércio. Fiquei como vendedor por dois anos. Foi sua mãe que percebeu que era preciso dar uma chance ao garoto. Um dia ouvi ela falar em árabe, para meu pai: o que você está fazendo com este menino é um pecado. Deixa ele estudar, lembrou.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=367109


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock