Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Protesto causa adiamento das cirurgias

Notícia publicada em 22/10/2010



O ato de protesto realizado ontem pelos anestesiologistas em todo o Estado de São Paulo - por melhores condições de trabalho e remuneração - resultou no adiamento de cirurgias eletivas (não emergenciais) em vários hospitais do Estado: cinco deles em Sorocaba. A adesão afetou procedimentos no Oftalmológico, Santa Lucinda, Evangélico, Samaritano e Modelo, segundo informações da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp). Segundo a entidade, o município tem cerca de cinquenta profissionais: parte deles são autônomos que atuam em hospitais da rede privada e em atendimento a pacientes do SUS.

Somente o Hospital Oftalmológico realiza em torno de quarenta cirurgias eletivas por dia, tendo comunicado e reagendado todos os procedimentos. A assessoria de comunicação do Oftalmológico informou que o hospital realizou normalmente os atendimentos de urgência e emergência, e os pacientes com cirurgias pré agendadas foram comunicados sobre uma nova data.

Para poder atender os 24 pacientes com cirurgias marcadas para ontem, o Samaritano agendou procedimentos para a próxima semana e mesmo para este domingo, dia em que são realizados apenas os atendimentos de urgência e emergência, explicou a administradora Ethienne Candioto. Entre as cirurgias eletivas suspensas no Samaritano está a de hérnia inguinal, artroscopia e pterígio. Ethienne informou que o hospital atua com anestesiologistas de clínica terceirizada.

No hospital Santa Lucinda, o diretor superintendente José Augusto Rabello Júnior também confirmou o cancelamento de cirurgias. O hospital foi comunicado antecipadamente sobre a paralisação dos trabalhos dos anestesiologistas e, por esse motivo, nesta quinta-feira (ontem) as cirurgias eletivas foram canceladas. A expectativa é que amanhã (hoje) os procedimentos cirúrgicos voltem ao normal, pois esses profissionais asseguraram seu retorno, afirmou.

Os hospitais Modelo e Evangélico não informaram se tiveram problemas até o fechamento desta edição. A assessoria de imprensa da Secretaria do Estado de Saúde informou que em Sorocaba e na região do Departamento Regional de Saúde (DRS-16) não havia notificações de greve dos profissionais em nenhum dos hospitais que atendem pelo SUS.

Tabela defasada

A mobilização de um dia foi uma advertência para mostrar às operadoras e aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a insatisfação dos médicos anestesiologistas e para cobrar mudanças. A população também precisa conhecer as verdadeiras condições em que atuam esses profissionais, destacou o anestesiologista e conselheiro responsável pela delegacia regional de Sorocaba, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), João Márcio Garcia.

Ele explicou que neste dia houve redução no atendimento de casos eletivos de convênios e do SUS em todo o Estado, devido à defasagem dos honorários. Segundo ele, há procedimentos realizados pelo SUS que pagam menos de R$ 5,00. João Márcio comentou que a tabela do SUS é muito baixa e a de alguns convênios seguem a da Associação de Medicina do Brasil (AMB), com os mesmos preços aplicados desde 1992. Lembrou que os preços dos planos de saúde vem sofrendo reajustes contínuos que não são repassados aos médicos.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=357912


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock