Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Proerd terá sua equipe ampliada

Notícia publicada em 13/05/2011



Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br

A partir do segundo semestre, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) ganhará o reforço de oito novos instrutores do 7º Batalhão da Polícia Militar para a realização de cursos nas escolas de Sorocaba. Atualmente, a equipe conta com sete policiais treinados pelo programa, responsáveis pela formação de uma média de 12 mil estudantes por ano, com idade entre 9 e 10 anos. O coordenador do Proerd em Sorocaba, capitão Paulo Fernandes Andrade, afirma que a ampliação da equipe tem ocorrido em todo o Estado e tem como meta proporcionar o atendimento de um número maior de escolas, especialmente da rede pública de ensino. Ele disse que ainda não existe uma estimativa de quantos alunos passarão a ser atendidos pelo programa, mas a proposta é de que o curso chegue a outras escolas que ainda não recebem o treinamento. Hoje, a cada trimestre, são atendidas de 16 a 20 escolas da cidade.

Além da ampliação do atendimento, o coordenador diz que o programa também passará a dar um foco maior na abordagem contra o crack, seguindo a orientação da Política Nacional de Combate às Drogas. "A proposta do programa é atuar de uma forma preventiva primária, ou seja, evitar que as crianças tenham o primeiro contato com as drogas e identifiquem os males que todos os tipos de droga podem causar no seu futuro", afirmou. Ele diz que o problema é que muitas dessas crianças já tiveram algum contato com esse universo das drogas dentro do convívio familiar e por isso é importante que o assunto seja tratado de uma forma lúdica, mas direta, para que elas se sensibilizem e não caiam nesse vício. "Nossa intenção é preparar essas crianças para que não se transformem em alvo fácil para os traficantes."

O Proerd foi instituído no Estado de São Paulo há 18 anos e já respondeu pela formação de 4 milhões de crianças. Em Sorocaba, o programa acontece desde 1997, com mais de 156 mil estudantes atendidos. Para medir os resultados práticos dessa iniciativa, o capitão Paulo Fernandes diz que será iniciada uma pesquisa por amostragem junto aos ex-alunos do programa para quantificar a redução de casos de infratores proporcionados pelo treinamento. "Queremos mostrar em números o resultado do programa", diz.

Novas turmas

Um total de 1955 crianças, alunas da 4ª série de 16 escolas da rede pública de ensino de Sorocaba, receberam ontem o certificado de participação no Proerd, em duas cerimônias realizadas na sede campestre do Clube União Recreativo. Entre elas, estavam os amigos Caique Douglas e Jonatan Henrique Momesso, de 10 anos, alunos da Escola Municipal Aquiles de Almeida. Jonatan conta que o que mais o impressionou durante o curso foi saber que as pessoas roubam e até abandonam a família por causa da droga. "Foi bom porque o nosso instrutor mostrou como as coisas realmente acontecem quando se usa droga, o que vai fazer com que a gente fique longe de quem vier oferecer algo", completa Caique.

A dona-de-casa Maria Aparecida de Lima, 51 anos, que esteve na cerimônia para acompanhar a formatura de seu neto, Luiz Henrique de Lima Fernandes, 10 anos, disse que conhece na prática os resultados do Proerd. Ela conta que seus dois filhos, hoje com 16 e 23 anos, que também passaram pelo curso, conseguiram se manter longe do convívio com as drogas graças às orientações recebidas no Proerd. "Eles saem do curso com outro comportamento, pois são alertados a nunca receberem nada de estranho e se manter longe de quem usa droga", disse.

O vendedor Rogério Dias, 36 anos, pai de Amanda Rebeca Carvalho Dias, de 9 anos, confirma que o Proerd também ajudou sua filha a se soltar mais e passar a ter um convívio melhor na escola. "Eles trabalham de uma forma bastante interativa, o que beneficia a integração de todos, além da orientação sobre o combate às drogas, que também é muito importante", afirma.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=296431


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock