Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Maio de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Prefeitura tem duas áreas para novo hospital

Notícia publicada em 25/08/2011



Notícia publicada na edição de 25/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A

Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br

A Prefeitura de Sorocaba tem duas áreas com viabilidade para serem oferecidas ao governo do Estado para investimentos de R$ 60 milhões na construção de novo hospital para atendimentos de internação e emergência, com o objetivo de desafogar a demanda e os problemas que afetam o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A informação foi dada na manhã de ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB) que, apesar de não revelar os locais, o Cruzeiro do Sul apurou que ambas estão localizadas ao longo da rodovia Raposo Tavares, sendo uma próxima a Araçoiaba da Serra e a outra pouco antes de Mairinque. O prefeito disse que já tinha conhecimento da iniciativa do Estado há cerca de quarenta dias, em conversas com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), e defende a construção de uma nova unidade hospitalar fora do CHS, bem como, que a gestão da nova unidade seja feita em parceria com uma instituição.

O anúncio de que o governo do Estado quer utilizar os R$ 60 milhões previstos inicialmente para obras de ampliação e modernização do CHS, na construção de uma nova unidade fora das dependências do complexo foi feito na última terça-feira pelo interventor, o médico Luís Cláudio de Azevedo Silva, durante sabatina à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A verba havia sido anunciada pelo governador em março deste ano e previa a construção de um prédio de 11 andares anexos ao CHS que seria exclusivo para internações, com 220 leitos, além de um centro cirúrgico com seis salas e serviços de radioterapia e hemodinâmica. Na terça-feira, entretanto, o interventor, ao falar sobre os diagnósticos na tentativa de desafogar a demanda no CHS, foi taxativo: "Vai ser feito. Será em Sorocaba, agora o dimensionamento do serviço vai ser revisto, assim como o posicionamento, ou seja a localização."

Há cerca de quarenta dias, a Prefeitura de Sorocaba nomeou representantes para uma comissão estadual, que tem como objetivo estudar a alternativa da construção de um prédio para abrigar a unidade de urgência e emergência e outros serviços do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) em novo local de fácil acesso aos usuários de Sorocaba e da região. "Eu acho essa uma estratégia ótima por parte do governo do Estado. Eu estive conversando com o governador sobre esse assunto (...). Quem vai ganhar com isso é a população. É lógico que o Conjunto atual será reformado e terá todos os investimentos necessários. Mas a ideia é, ao invés de ter construção desse prédio no CHS, vamos criar um novo conjunto hospitalar. Alguns setores estão sendo definidos: urgência e emergência; algumas áreas de atendimento rápido, ficam numa nova unidade e as áreas de ambulatório e cirurgias eletivas podem ficar em outras unidades que já atendemos hoje", disse o prefeito, em entrevista à rádio Cruzeiro FM.

Locais

De acordo com nota da Prefeitura, atualmente este trabalho encontra-se na fase de estudos de viabilidade técnica e da disponibilidade de possíveis locais para abrigar o novo prédio, mas o prefeito acabou por revelar que existem dois locais avaliados por ele com grandes possibilidades de vir a abrigar o novo empreendimento. "Nós já estamos estudando dois locais com grandes possibilidades de receber esse novo empreendimento. Ele tem que ser próximo para atender a região como um todo. Então, é fundamental que fique junto do sistema viário da cidade", disse, sem revelar quais seriam tais áreas.

Porém, a reportagem apurou e obteve a informação de que ambas as áreas estão localizadas na rodovia Raposo Tavares, mas em pontos distantes entre si. Um dos locais seria próximo à divisa com a cidade de Araçoiaba da Serra e outro, já nas proximidades de Mairinque. Segundo Lippi, a região onde atualmente está localizado o CHS está saturada, com o registro de trânsito intenso e que representa, muitas vezes, transtorno para muitos pacientes que vêm de cidades da região. "Imagine daqui a vinte, trinta anos como aquilo vai ficar ainda pior. Fazer um investimento num novo local melhora para todo mundo, sobretudo para a região", disse.

Gestão

Na avaliação do prefeito de Sorocaba, a criação de uma nova unidade hospitalar seria fundamental para a melhoria da qualidade de atendimento dos pacientes, pois o empreendimento, além de contar com estrutura moderna, novos equipamentos, também passaria a contar com uma nova equipe de administradores. E, sobre esse assunto, defendeu que a gestão seja feita por uma instituição. "Construir mais um prédio no mesmo espaço do CHS só iria criar mais dificuldades para o administrador. Ele já tem dificuldades em dar conta do que já tem, imagine mais um prédio de vários andares? Eu tenho defendido sempre que a melhor forma de se fazer um bom atendimento é com a eficiência e quem está com as regras do poder público não consegue ter eficiência", disse o prefeito.

E completou: "Tanto que o interventor disse ter pedido autorização especial para fazer compras emergenciais. Se for esperar para fazer licitação... É difícil, para comprar uma agulha, leva cem dias. O ideal é passar a gestão para uma instituição, para fazer uma gestão mais rápida. Quem ganha com isso? A população. Então, nós entendemos que ter um novo local para construir esse conjunto, com uma nova gestão é ótimo. Porque temos condições de fazer uma coisa muito mais moderna, porque nós precisamos de eficiência. A população quer ser atendida de maneira rápida e tem razão nisso. E, estamos buscando alternativas."


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=324230


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/05/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock