Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Prefeitura prepara área do Mega Plantio

Notícia publicada em 18/11/2010



Um dos trabalhos que está sendo realizado pela Prefeitura de Sorocaba para a realização do Mega Plantio, que acontecerá na manhã do dia 5 de dezembro, é a preparação da área para a atividade ecológica. A infraestrutura necessária envolve a limpeza do terreno, abertura dos berços, tutoramento das espécies com estacas, colocação de insumos e transporte e seleção das mudas.

Coordenado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o serviço está sendo feito há 25 dias numa área pública de cerca de 300 mil metros quadrados da região do Jardim Santa Marina e em alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade.

Este trabalho está envolvendo 250 pessoas, sendo 150 reeducandos internos das unidades prisionais da cidade, 30 integrantes da Cooperativa de Egressos, Reeducandos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso) e, o restante, funcionários da Prefeitura e de empreiteiras.

De acordo com Aroldo José Pinto, engenheiro agrônomo da Seobe, o local que ganhará o Mega Plantio era muito utilizado como depósito de entulho pela população. Por isso, a área está recebendo a limpeza necessária para poder ganhar as aberturas dos berços das mudas. Na próxima semana, um mutirão fará a limpeza geral da área.

Com 40 cm de largura e 80 cm de profundidade, os berços estão sendo feitos de três maneiras, de acordo com as características do local. Nas áreas de mais difícil acesso, os berços estão sendo feito manualmente. Já, nos demais pontos, estão sendo preparados com perfuratriz ou com sulcador. "Enquanto a broca faz 500 berços por dia, com o sulcador conseguimos fazer 5 mil. O trabalho rende muito mais", explica Aroldo. No total, estão sendo utilizados 50 equipamentos, entre tratores com perfuratriz, sulcador e roçadeiras.
Ainda, na área do Mega Plantio, a terra também já está recebendo adubo e calcário, necessários para tirar a acidez do solo, e as estacas já foram colocadas. Já, as mudas, chegarão somente três dias antes do evento.

Outra preocupação dos organizadores é manter a área limpa depois do evento. Para isso, Aroldo explica que no dia da ação serão colocados contêineres no local para que, ao final do plantio, a população possa colocar as pazinhas utilizadas e os plásticos que envolvem as mudas.

Mega Plantio

O Mega Plantio será no dia 5 de dezembro, a partir das 9h, em áreas públicas da região do Jardim Santa Marina e em alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade. Junto com a Prefeitura, a população vai ajudar no plantio de 50 mil árvores durante uma hora, tempo estimado para a mega-ação em prol do meio ambiente de Sorocaba.

A ação do Poder Público faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012. A proposta é reunir ao menos 5 mil pessoas da sociedade civil para o plantio, onde cada uma terá de plantar 10 árvores em uma hora.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, serão plantadas mudas de espécies nativas da região, como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. "Como estamos plantando em uma Área de Preservação Permanente (APP), serão plantadas 30% de frutíferas e 70% de nativas", explica a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

"Com esse mega plantio, vamos reflorestar alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, incrementando a flora. Como as árvores são de espécies nativas da região, elas serão facilmente adaptadas ao solo e ao clima da nossa cidade", explica Aroldo. Em média, as mudas estão com 50 centímetros de altura, mas algumas chegam até 2 metros.

Todas as mudas frutíferas foram produzidas no viveiro de mudas da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro", programa desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Seobe, em parceria com o órgão estadual. Já as mudas nativas foram, em grande parte, produzidas numa parceria da Sema com a Universidade de Sorocaba (Uniso).

As pessoas interessadas em participar do evento devem se cadastrar gratuitamente enviando um e-mail para megaplantiosorocaba@gmail.com, e informar o número de participantes. Para grupos fechados com mais de 15 pessoas, a Prefeitura disponibilizará transporte. Mais informações pelo telefone 3238.2131 (Fernando Dini ou Maurício Campanati).


Fonte: AI Pref. Sorocaba


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=366600


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock