Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 05 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Prefeitura lança projeto de combate às drogas e à violência

Notícia publicada em 22/10/2010



A fim de combater o uso de drogas, álcool e a prática de violência dentro e ao redor das unidades escolares, foi lançado 5ª feira (21) o projeto-piloto "Escola Segura", na Escola Estadual "Reverendo Ovídio Antônio de Souza", no bairro Nova Esperança. O projeto, que deve chegar ainda a mais cinco escolas da rede estadual de ensino de Sorocaba, nasceu de um pedido de ajuda por parte da Diretoria Regional de Ensino, referente aos atos de violências praticados nas escolas. "Nos unimos para somar esforços para combater esse problema", disse a secretária da Juventude (Seju), Edith Maria Di Giorgi.

A partir desse momento, uma equipe da Seju visitou as escolas estaduais do município analisando as principais necessidades e também coletaram informações dos boletins de ocorrência da polícia civil e destacaram seis que deverão receber o projeto, além da E.E "Reverendo Ovídio Antônio de Souza". São elas: Escola Estadual "Francisco Camargo Cesar", na Vila Helena; Escola Estadual "Wilson Ramos Brandão", no bairro Ouro Fino; Escola Estadual "Joaquim Izidoro Marins", na Vila Angélica e Escola Estadual "Rafael Orsi", no Júlio de Mesquita Filho.

Como explicou a secretária, o termômetro de êxito com o projeto será a diminuição de boletins de ocorrência interna, diminuição da evasão escolar e melhora no desempenho escolar. No lançamento, uma peça de teatro retratando o cotidiano de uma família onde os integrantes estão envolvidos com drogas sensibilizou a platéia presente.

Ações internas e externas

O projeto, falou Edith, consiste em ações tanto fora quanto dentro da unidade escolar. No lado externo destaca-se o aumento no policiamento, mais fiscalização principalmente quanto a existência de bares, ambulantes e cybers e terrenos baldios próximos às escolas. Propõe ainda melhora na iluminação e um embelezamento do local. Para tanto, secretarias como a de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), vai trabalhar com a questão da iluminação e de limpeza de terrenos baldios, enquanto a Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), na fiscalização de bares e cybers irregulares próximos às escolas e na segurança, e a Urbes Trânsito e Transportes, nas questões do trânsito local.

A ação dentro da unidade será a capacitação dos professores para tratarem sobre o assunto do uso de drogas. Pelo menos cinco precisarão passar pela capacitação em cada uma das unidadeS e, ao término da capacitação, esses educadores elaborarão e executarão um projeto de melhora na realidade da unidade. Parcerias com algumas Organizações Não Governamentais (ONG?s) como Grupo Piracema, Banco Pérola e Auocka Empreendimentos Socioculturais também trabalharão dentro das unidades com os alunos. A Auocka vai criar um comitê jovem com foco na redução de danos, onde os alunos vão se tornar agentes multiplicadores.

O Banco Pérola vai divulgar na escola o programa de microcrédito para jovens empreendedores enquanto o Grupo Piracema, a partir de novembro, vai expandir o trabalho que é desenvolvido no "Fazendo o Futuro", com um grupo de terapia com os pais e profissionais da escola.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=357797


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock