Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Prefeitura faz mutirão para testagem de HIV

Notícia publicada em 02/12/2010



A Campanha Fique Sabendo 2010 de Sorocaba ultrapassou os 800 testes de HIV realizados até esta quarta-feira, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O número ficou abaixo da expectativa da coordenação do Programa Municipal DST/Aids, que previa mais de mil testes entre o dia 16 de novembro passado e ontem, quando a municipalidade realizou uma espécie de mutirão para o incentivo e realização do exame na população. Até por isso a campanha, que tem projeção estadual, continuará permanente. A intenção é que o maior número de pessoas faça o teste. O diagnóstico precoce impede a disseminação ignorada e potencializa o tratamento médico. Os interessados em fazer o exame devem procurar um dos 30 Centros de Saúde da cidade ou o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), na rua da Penha, 770. O resultado demora de 10 a 15 dias para ficar pronto.

A desempregada Carla Helen Rocha, de 28 anos, aproveitou sua ida ao centro sorocabano ontem pela manhã e compareceu na tenda da Secretaria de Saúde de Sorocaba, instalada na praça Fernando Prestes. Ela foi uma das mais de 50 pessoas que aceitaram fazer o teste de HIV, disponibilizado pelo Ônibus Rosa da Mulher. "Quero saber como estou de saúde numa forma geral. E como tenho uma vida sexual ativa, apesar de usar preservativo, quero saber se estou bem", justificou ela que pretende se casar com o namorado. "Já tive um relacionamento que não deu certo e do qual nasceu minha filha, de 2 anos. Agora quero saber como estou", completou.

O pedreiro Daniel dos Santos Stephano, de 30 anos, também estava no Centro quando decidiu realizar o teste de HIV no Ônibus Azul do Homem. Ele disse que não temia o resultado por ter uma vida tida como "responsável". "Não fiz nada que justificasse o exame, mas quero fazer um check-up", disse. Já o operador de máquinas Emanuel Anila, de 50 anos, falou que apesar de ser casado e fiel, ele quis checar o estado de saúde. "A questão não é confiar ou não. Não temo. Mas a vida e a Aids estão aí, temos sempre que nos manter vigilantes. Acho importante o homem se cuidar e participar dessas campanhas. Eu vou aproveitar e fazer o tão temido exame de próstata", assumiu.

Campanha permanente

Apesar de não atingir a expectativa de superar os mil exames de HIV, a coordenadora do Programa DST/Aids de Sorocaba, Maria Teresa Dib, classificou a campanha como bem-sucedida. "Nós realizamos cerca de 400 testes por mês no Coas e em 15 dias de campanha fizemos 803. Quer dizer, estamos em vantagem", opinou. Ainda segundo ela, o intuito do programa é incentivar e realizar o maior número de exames, para que os soropositivos possam começar a se tratar o quanto antes. "Orientamos 803 pessoas que fizeram o exame, a maioria fez pela primeira vez. É esse público, que nunca fez, que queríamos atingir", disse Tereza alegando que o objetivo é passar um "pente fino" nos sorocabanos já que a expectativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que 0,6 da população brasileira tenha o vírus e a maioria não saiba. "Até por isso a campanha é permanente e todos os interessados podem fazer o teste nos CSs ou no Coas", frisou.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=371261


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock