Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Sorocaba - Prazo para regularizar título acaba amanhã

Notícia publicada em 08/05/2012



Cartórios atendem especialmente das 9h às 18h no antigo Fórum, na praça da Maçonaria, no Mangal

Notícia publicada na edição de 08/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

Como sempre, o costume de deixar para a última hora tem lotado os cartórios eleitorais da cidade, que recebem até amanhã os interessados em fazer o alistamento ou regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Até as 16h de ontem as zonas eleitorais atenderam aproximadamente 1.200 pessoas e o sistema ficou sobrecarregado, causando certa demora. A chefe de cartório da 137ª Zona Eleitoral, Laurinda Ana de Negreiros, recomenda ao eleitor não deixar para o último dia para evitar imprevistos. Os cartórios estão instalados no prédio do antigo Fórum, na praça da Maçonaria, no Mangal, e permanecerão abertos hoje e amanhã, das 9h às 18h.

Na semana passada, os cartórios também tiveram movimento intenso. A exceção foi apenas durante os plantões deste final de semana, sábado e domingo, que foram considerados tranquilos pelos chefes dos cartórios. Conforme Laurinda Negreiros, para estas eleições aumentou o número de alistamentos de adolescentes na faixa dos 16 e 17 anos. Ela atribui essa procura às escolas. "Os professores estão estimulando os alunos a tirarem o título", observa.

Lucas Emanuel Peres Santos, de 17 anos, estava entre os diversos adolescentes que correram ontem para fazer o seu título e conta que está feliz porque irá votar pela primeira vez. "Decidi tirar já o título de eleitor para criar o hábito. Para mim é um momento de felicidade, posso garantir o meu futuro votando nas pessoas certas", disse. Já a auxiliar de cozinha Sueli Lopes Silva, 46 anos, enfrentou uma fila enorme para conseguir transferência do título de Itaporanga para Sorocaba. "Quero regularizar porque da vez anterior precisei justificar", argumentou.

Todos os brasileiros de 18 a 70 anos são obrigados a votar nas eleições; porém, a partir dos 16 anos já é possível tirar o título de eleitor. Para isso, basta comparecer ao cartório eleitoral de posse da carteira de identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de endereço. No caso dos homens é necessário, também, apresentar a certidão de reservista. No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, o documento de identificação e um comprovante de residência recente. É necessário que tenha decorrido pelo menos um ano da inscrição ou transferência anterior e residência mínima de três meses no novo endereço.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que não estão inscritos em uma seção especial também devem solicitar transferência para um local de votação devidamente adaptado para recebê-los. Idosos com dificuldade de locomoção também podem se beneficiar dessas seções. Quem deixou de votar nas últimas três eleições também tem de regularizar a situação, para evitar que o documento seja cancelado. O título de eleitor também é importante na hora de ser contratado por uma empresa; para tirar ou renovar o passaporte; para tirar CPF e recadastramento de contribuintes isentos; para matrícula em colégios e faculdades; para inscrição em concurso público, entre outros.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=385668


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock