Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Sorocaba - Pratic Service ganha a licitação para obra do Palacete de Cristal

Notícia publicada em 25/04/2012



Notícia publicada na edição de 25/04/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A

André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

A empresa Pratic Service venceu a licitação para a construção do Palacete de Cristal do Jardim Botânico de Sorocaba. As obras devem começar em até três semanas. O espaço funcionará como uma estufa, contando com 500 metros quadrados, onde serão dispostas espécies e mudas de plantas, funcionando como uma área de cultivo e com fins educacionais. O valor da licitação gira em torno de R$ 600 mil. O Palacete deverá ser pronto em até seis meses, juntamente com outras obras do Jardim Botânico que já estão sendo realizadas em uma área de 70 mil metros quadrados, localizada no Jardim Dois Corações.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), Clébson Ribeiro, a construção do Palacete de Cristal deverá iniciar-se no meio do mês de maio, já que o processo licitatório se encontra atualmente em fase de recurso. "Temos cinco dias úteis para as outras participantes entrarem com recurso, caso se sintam lesadas com a decisão. Se tudo der certo, entraremos na fase de contratação, que demora um tempo para ocorrer, por conta de diversos processos burocráticos", explica.

O Palacete será instalado na parte mais alta do terreno onde o Jardim Botânico está sendo construído, como forma de destacá-lo em meio às diversas plantas do local. "A construção seguirá os moldes de outras estufas existentes nos jardins botânicos do país, com uma estrutura arquitetônica diferenciada e bonita", revela o engenheiro. A estufa será composta quase que inteiramente por vidros, além das demais estruturas, que serão todas metálicas.

Dentro do Palacete de Cristal, haverá uma grande diversidade de plantas nativas e ornamentais, onde será feito o seu cultivo. Segundo Ribeiro, a estufa também servirá para fins educacionais, pois as universidades da cidade serão convidadas a exercer atividades com seus alunos no local. "Assim conheceremos o que ainda temos de vegetação nativa e poderemos utilizá-la de várias formas, como, por exemplo, para fazer o seu cultivo e depois realizar a recuperação de áreas degradadas do município", relata. O espaço também poderá servir para a realização de exposições de plantas. A estufa de vidro do Jardim Botânico ainda contará com um prédio de apoio anexo a ela, onde serão instalados sanitários e um espaço de convivência.


Outras obras


Existem outras obras do Jardim Botânico que já foram iniciadas e deverão ser todas finalizadas em um prazo de seis meses, conforme informa o engenheiro agrônomo da Seobe. Segundo ele, a terraplanagem do local já foi feita e a construção de um salão multiuso, da portaria e do prédio da administração estão se iniciando.

O salão multiuso será voltado para a realização de atividades educativas e de palestras, além de contar com uma pequena biblioteca. "Nós estamos, também, convidando o Círculo Orquidófilo Sorocabano para ter sua sede no parque, onde eles poderão realizar reuniões e expor sua coleção de orquídeas", relata Ribeiro.

Conforme informações do engenheiro, um herbário e um orquidário também serão construídos futuramente no Jardim Botânico. O herbário é uma espécie de arquivo de plantas, que contará com pastas, com espécies nativas ressecadas, onde as pessoas poderão realizar pesquisas sobre as plantas que existem na região. Como o terreno localizado no Jardim Dois Corações possui bastantes declives, Ribeiro também destaca a instalação de um mirante, de onde os visitantes poderão avistar, além de todo o parque, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) e a Serra de São Francisco.

O Jardim Botânico, atualmente, está orçado em R$ 5 milhões, valor que deverá ser proveniente de recursos do Programa Sorocaba Total. Inicialmente, o projeto estava previsto para ser finalizado em 2011, porém sofreu adiamentos e ficou para até novembro deste ano.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=382484


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock