Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Por uma cidade mais verde

Notícia publicada em 17/12/2010



Depois de investir nas ações ambientais ao longo do ano, chegou a hora de saber se Sorocaba pode ser considerada uma cidade Verde Azul. Nesta sexta-feira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com a presença do governador Alberto Goldman, anuncia o ranking ambiental das cidades paulistas. No ano passado, Sorocaba recebeu o Selo Verde Azul e ficou na 31ª posição.

Para o prefeito Vitor Lippi, a expectativa é positiva diante dos investimentos e esforços de Sorocaba na preservação ambiental. "Estaremos torcendo para termos novamente uma boa avaliação. O selo é disputado por mais de 500 municípios e vamos ver como a cidade se coloca", afirma.

Lippi destaca o empenho da Secretaria de Meio Ambiente e demais pastas envolvidas para o planejamento e desenvolvimento de ações.

O Selo Verde avalia dez diretivas, entre elas esgoto tratado, lixo e poluição do ar. No ano passado, a menor nota de Sorocaba foi no quesito recuperação de mata ciliar, atingindo 6,5 pontos. Já a arborização urbana ficou com 7,5. "Já melhoramos muito. Conseguimos fazer um levantamento importante das nascentes e áreas que deverão receber reflorestamento."

Outro ponto positivo a favor de Sorocaba neste ano, explica Vitor Lippi, é o início de um censo para identificar e cadastrar as árvores, valorizando também a realização de plantios. O projeto inédito de instalação de viveiros de mudas em presídios da cidade, que tem a capacidade de produzir um milhão de mudas por ano, também é um item importante para a arborização, segundo o prefeito. "Por isso tudo acreditamos que vamos ter um bom desempenho, como no ano passado", conclui.

Além das 10 diretrizes, o Governo do Estado também avalia a melhor colocação dos municípios dentro de suas bacias hidrográficas, conferindo o Prêmio Franco Montoro. As cidades mais ativas também são destacadas. Em 2009, Sorocaba ganhou os dois prêmios extras e agora Vitor Lippi aposta que eles podem se repetir. "Esse projeto de transformar os presídios em viveiros e o megaplantio podem entrar neste reconhecimento", analisa.

Em 2009
Na classificação geral, em 2009, a cidade ficou na 31ª posição, com 89,79 pontos, e ainda recebeu um prêmio especial de "Melhor Ciclovia do Estado" e o prêmio "Franco Montoro", pela maior nota entre os municípios do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

645
cidades paulistas serão avaliadas pelo Selo Verde

Bons exemplos
Mais de 100 municípios serão consagrados este ano com o certificado. Isso significa que mais de 15% das cidades do Estado alcançaram média acima de 80 - em uma avaliação que varia de zero a 100 - e serão reconhecidas pelo exemplo ambiental.

Por uma cidade melhor
? Certificado auxilia os municípios na captação de recursos
O certificado de Município Verde Azul garante à administração a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.

? Avaliação contempla 10 quesitos que melhoram a cidade
Os municípios recebem uma nota ambiental pelo: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

? Municípios assumem compromisso
As cidades paulistas assumem com o Estado o compromisso de estabelecer cronogramas e metas para melhorar o ranking


Fonte: http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/40316/Por+uma+cidade+mais+verde


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock