Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Por conta do sucesso, evento deve se repetir em 2011

Notícia publicada em 25/10/2010



Depois de ter sido adiado por duas vezes, ontem, finalmente, o tempo ajudou, e o 1º Passeio Ciclístico da Primavera Cruzeiro do Sul, em parceria com o programa municipal Pedala Sorocaba, foi realizado. Levou para as principais vias da cidade cerca de três mil ciclistas de diversos pontos do município. Bicicletas de todos os tipos apareceram nas avenidas. O passeio atraiu centenas de crianças, pais, mães e amigos, além de grupos de ciclismo de Sorocaba. Com a logística e a segurança feitas rigorosamente por guardas municipais, o passeio ciclístico pôde transcorrer tranquilamente até o ponto de chegada, no Parque das Águas, onde água foi servida aos participantes e feito o sorteio de uma bike. O prefeito Vitor Lippi (PSDB), acompanhado de secretários municipais, deu a largada no Parque do Campolim e pedalou o percurso inteiro, dizendo, inclusive, que voltaria para casa pedalando. Devo voltar agora uns 16 quilômetros. É tranquilo!, afirmou, convictamente, o prefeito, que deixou a sua esposa, a primeira-dama Denise Lippi, descansando em casa.

Um domingo com sol entre nuvens, vento soprando e um clima ameno garantiram um passeio de bicicleta gostoso e revigorante. Em trechos, em sua maioria, planos, com poucas subidas, os ciclistas percorreram, em média, cerca de 14 quilômetros sem se cansarem. Crianças acompanharam o ritmo dos pais. Jovens, adolescentes de diversas idades não deixaram de lado os malabarismos, como empinar a bike, sendo, sempre, advertidos pelos guardas municipais que se mantiveram à frente do comboio, controlando a turba. Carros de som da Secretaria Municipal da Cultura e da Barros Brasil animavam os ciclistas e passavam orientações sobre segurança e a importância de se respeitar a legislação de trânsito.

Quatro pontos

O Passeio Ciclístico da Primavera Cruzeiro do Sul reuniu ciclistas em quatro pontos da cidade: Parque dos Espanhóis, Parque do Campolim, Centro Esportivo Dr. Pitico e Shopping Granja Olga. Todos saíram dos pontos praticamente no mesmo horário, sendo controlados por monitores do Pedala Sorocaba e guardas municipais. Os grupos foram se encontrando ao longo da trajetória. Os ciclistas do Campolim e do Parque dos Espanhóis encontraram-se na praça Dom Tadeu Strunck, entre as avenidas Juscelino Kubitsheck de Oliveira e Dom Aguirre; depois, encontraram-se na praça Lions com o grupo do Centro Esportivo Dr. Pitico; e na ponte Salomão Pavlovski, com os pedalantes do Shopping Granja Olga. Daí em diante, com o trânsito de automóveis sendo controlado e monitorado por guardas municipais de motocicleta e carro, os grupos seguiram pedalando até o Parque das Águas, mantendo a velocidade média de 10 km/h. GMs ciclistas foram junto ao batalhão, a fim de garantir a segurança entre os participantes.

Em cada um dos pontos de largada, alunos do curso de Educação Física fizeram uma sessão de alongamento e aquecimento com os ciclistas e, no final, professores de Educação Física da academia Runner repetiram a sessão de alongamento. No Parque Campolim, saíram junto com o grupo o prefeito Vitor Lippi e os secretários municipais Cláudio Eduardo Bacci Martins (Esportes), Fernando Mitsuo Furukawa (Finanças), Renato Gianolla (presidente da Urbes - Trânsito e Transporte e secretário de Transportes) e o coordenador da Defesa Civil, Roberto Montgomery Soares. Mesmo com os dois adiamentos, o público que pedalou hoje mostrou-se fiel ao passeio. Esperava que viessem menos pessoas, mas o movimento surpreendeu: quase três mil participantes, comentou, na chegada, o presidente da Urbes, Renato Gianolla.

Passeio aprovado

O conhecido Casal 20 referenda a declaração de Gianolla. Rosemary França Gonzales, de 40 anos, a Rose do Casal 20, diz que até compras em supermercado ela faz a bordo da bike. Apenas a entrega das mercadorias é feita pelo supermercado. O marido dela, Aparecido Joaquim Mendes, de 41 anos, o Cido, afirmou que há quatro anos ele e a esposa deixaram a moto de lado e hoje utilizam a bicicleta para se locomover dentro da cidade e fora dela. Em novembro de 2009, fizeram um roteiro turístico em 15 cidades mineiras, sempre pedalando. Em homenagem ao 1º Passeio Ciclístico da Primavera, trajavam camisetas com a estampa de uma reportagem feita pela jornalista Andrea Alves, de Suplementos do Cruzeiro do Sul, e atrás, a logomarca do passeio de ontem.

Foi ótimo, tranquilo e muito gostoso o passeio ciclístico. Uma iniciativa muito importante para levarmos cada vez mais à consciência das pessoas a necessidade de se promover uma atividade física. E pedalar é um dos esportes mais gostosos de se fazer. Foi muito bom, o Cruzeiro do Sul está de parabéns por essa parceria com o Pedala Sorocaba, reforçou o prefeito. O gerente comercial do Cruzeiro do Sul, Olavo Crespo, aprovou o passeio e disse que diante do sucesso o segundo irá acontecer no próximo ano. O passeio ciclístico teve o patrocínio da Academia Runner, Mundial Bike, MCDonalds, Universidade de Sorocaba (Uniso) e Shopping Granja Olga.

Bikes exóticas

Entre as bikes exóticas estavam as de Felipe Maestro Domingues, de 19 anos, e de José Ricardo dos Santos, de 47 anos. A de Felipe lembrava uma motocicleta Harley Davidson e ele a batiza com esse nome mesmo. Ele faz parte do grupo de bicicletas Anjos do Asfalto, que, ontem, estavam com 40 membros, entre eles, um que pedalava uma bike tracionando um caixão, no qual nada havia, apenas questão de estilo. Quanto a José Ricardo, a dele tem 1,50 metro de altura e segunda conta: É para não sofrer mordida de cachorro. E foi por isso que ele fez uma bike nessa altura: Na minha cidade, em Cosmópolis, havia muito ataque de cachorros, então, levantei a bike, relata o homem que hoje mora em Sorocaba.

No alongamento, estavam o administrador de empresas Adir Ribeiro de Sousa, de 39 anos, e a filha dele, Ana Laura Guaré Ribeiro, de 6 anos, que, ao contrário dos demais ciclistas, vieram do Ibiti do Paço encontrar com os ciclistas que chegaram às 10h, no Parque das Águas. O casal Walbert José da Silva, de 22 anos, e Cristiane da Rocha Moreira, de 22 anos, moram no Quintais do Imperador e, ontem, foram até o Parque dos Espanhóis para participar do passeio. Nós vínhamos acompanhando pelos jornais as duas vezes em que o passeio foi adiado. Pedalamos de 60 a 70 quilômetros por final de semana, afirma o casal que curte a modalidade mountain bike e enfrentam trilhas pela região de Sorocaba.

A leitora Cássia Teixeira Franco, que mora próximo à avenida General Carneiro, sugere a todos os organizadores de eventos como esse que também façam a orientação e acompanhamento dos ciclistas na volta a seus locais de origem. Ela diz que foi atropelada ontem perto de sua casa; feriu-se levemente e não registrou o fato na polícia mas telefonou ao Cruzeiro do Sul para dar sua sugestão.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=358781


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock