Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Plantio de mudas lembra Dia da Mata Atlântica

Notícia publicada em 27/05/2011



Para comemorar a passagem do Dia Nacional da Mata Atlântica e do Dia Municipal da Floresta Atlântica que acontece hoje, dia 27 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizará o plantio de uma muda de ipê-amarelo no Parque Natural "Chico Mendes". A atividade vai envolver cerca de 60 crianças de Centros de Educação Infantil (CEI), que estarão no local também participando das atividades da Semana do Tropeiro, promovida pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult).


Antes do plantio, os pequenos serão orientados pela equipe da Sema sobre a importância desse bioma em nossa cidade e da arborização, além de aprenderem algumas curiosidades sobre o ipê-amarelo. Em seguida, haverá o plantio da árvore no parque. De acordo com a Sema, a muda foi doada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e tem mais de 2 metros de altura.


Em Sorocaba, a comemoração do Dia da Mata Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.



Mata Atlântica


Originalmente, a Mata Atlântica percorria todo o litoral brasileiro, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Atualmente, restam apenas 6% de sua extensão original. Em alguns lugares, como no Rio Grande do Norte, no Nordeste, não há nem vestígio. Hoje, a maioria da área litorânea, antes coberta pela Mata Atlântica, é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, ambas na região Sudeste.


Apesar de estar bastante reduzida, a Mata Atlântica ainda é um ecossistema muito importante para o Brasil. Ela abriga muitos exemplares exclusivos de nossa fauna e flora. Calcula-se que existam 10 mil espécies de plantas que contêm uma infinidade de espécies de cores, formas e odores diferentes. Nela se encontram jabuticabas, cambuás, ingás, guabirobas e bacuparis, além de plantas como orquídeas, bromélias, samambaias, palmeiras, pau-brasil, jacarandá-da-bahia, cabreúva, ipês, palmito.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=300832


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock