Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Pipas dos filhos dão 17 multas aos pais

Notícia publicada em 05/07/2011



Notícia publicada na edição de 05/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A

Regina Helena Santos
regina.santos@jcruzeiro.com.br

O setor de Fiscalização da Secretaria de Segurança Comunitária apreendeu, em apenas uma semana da operação "Soltar Pipa com Cerol não é Brincadeira", 50 pipas, cerca de 45 rolos de linhas com a mistura de cola e vidro e aplicou 17 multas, no valor de R$ 1.216,71, para pais e responsáveis por crianças flagradas com este material. Somente no último final de semana, duas pessoas foram autuadas. O número é considerado recorde em razão do pouco tempo do início da intensificação do trabalho - o que ocorreu em 27 de junho - que acontece todos os anos, durante o mês de julho, por conta das férias escolares. Desde 2008, quando a Prefeitura iniciou a operação, o volume acumulado é de 300 pipas recolhidas e 32 multas aplicadas, sem contar os números recém-anunciados.

Segundo Wagner Alex Bedeschi, chefe da Divisão de Fiscalização da Secretaria de Segurança Comunitária, as visitas já foram realizadas em 27 bairros da cidade e acontecem todos os dias, em horários diversos, de acordo com a estratégia da equipe formada por fiscais, soldados da Guarda Civil Municipal e membros do Conselho Tutelar. "Abordamos as crianças que estão brincando com as pipas para ver se estão usando cerol na linha, o que não é permitido em Sorocaba", explicou, referindo-se à lei municipal 8.471, de 2008, que proíbe a comercialização e uso de cerol ou qualquer outro tipo de material cortante, com o objetivo de evitar acidentes envolvendo principalmente pedestres e motociclistas, que podem ter o corpo atingido e, em casos de ferimentos no pescoço - como já aconteceu na cidade - até morrer.

"Já fizemos, inclusive, testes com a linha comum, sem o cerol, e verificamos o quanto essa também pode machucar. Por isso orientamos as crianças para que brinquem com as pipas em áreas abertas, longe da rede de energia elétrica e de ruas, avenidas ou estradas com grande movimento de veículos", disse o chefe da Fiscalização, para quem o aumento do volume de material apreendido é um reflexo da expansão da cidade. De 2008 até agora, a fiscalização não registrou nenhum caso de reincidência, quando a multa deve ser aplicada em dobro.

Dentre os casos mais graves de acidentes envolvendo cerol, vários deles aconteceram com motociclistas que trafegavam pela rodovia Raposo Tavares - como o registrado em fevereiro daquele ano, quando uma garota que passava pelas imediações do Bairro dos Morros, conduzindo uma moto, foi atingida por uma linha de pipa e teve morte instantânea. Por conta disso, a operação "Soltar Pipa com Cerol não é Brincadeira" começou, no dia 27 de junho, na região dos bairros Vila Sabiá, Vila Zacarias e João Romão. "Várias pipas foram apreendidas por lá no primeiro dia. Porém, infelizmente, voltamos três dias depois e recolhemos mais material", falou Wagner.

Como na grande maioria das vezes as crianças empinam as pipas próximo de suas casas, quando flagradas as equipes da fiscalização seguem até a residência para informar os pais ou responsáveis do ocorrido e emitir o auto de infração. Segundo Wagner, depois de aplicada a multa há um prazo de 15 dias para recurso. Caso este não seja requerido ou seja indeferido, o responsável pelo menor que estava de posse do cerol deve fazer o pagamento, sob pena de ter seu nome encaminhado para a área de execução fiscal e inserido na dívida ativa do município. Além disso, a Prefeitura alerta que o não pagamento da multa e a reincidência podem resultar até mesmo no encaminhamento dos menores à Fundação Casa (antiga Febem).
Como apoio à fiscalização, a Guarda Civil Municipal também realizou nas escolas, na semana passada, palestras educativas para que as crianças conheçam os perigos do cerol. "Pedimos aos pais que orientem seus filhos", finalizou Wagner.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=311941


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock