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Sorocaba, 25 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Pedágios ficam mais caros no domingo

Notícia publicada em 29/06/2012



Notícia publicada na edição de 29/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

Dia 1º de julho é, tradicionalmente, a data de aumento das tarifas de pedágios no Estado de São Paulo. Os sorocabanos que viajam para a Capital pela rodovia Castello Branco terão de desembolsar no total R$ 1,10 a mais, já que a tarifa para um carro de passeio se deslocar daqui da cidade até São Paulo - e voltar -, subirá de R$ 26,10 para R$ 27,20, a partir de domingo. Os pedágios da Raposo Tavares também terão aumento. Uma viagem de Sorocaba a São Paulo passará de R$ 13,20 para R$ 13,80, ficando R$ 0,60 mais cara. Para os que se deslocam sentido Sorocaba a Araçoiaba da Serra, a ida e volta sobe de R$ 5,80 para R$ 6.

Este ano, os índices ficaram abaixo dos aplicados em 2011. Nas praças em que incide o IPCA, o reajuste será de 4,98%, sendo que no ano passado foi de 6,55%. Já nas rodovias em que o cálculo é feito pelo IGP-M será aplicado 4,26% de reajuste - no ano anterior esses valores sofreram 9,77% de aumento. Em 85% das praças de pedágio o aumento será de até trinta centavos.

O cálculo das tarifas de pedágio é feito utilizando-se o conceito de tarifa quilométrica, que corresponde a um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça, e que varia em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos. O cálculo divide as rodovias em três categorias: sistema rodoviário (rodovias paralelas, ambas com pista dupla, canteiro ou barreira central), estradas de pista dupla (com canteiro central, barreira física ou visual) e estradas de pista simples (uma faixa por sentido). A presença de vários pedágios em uma mesma rodovia não implica aumento do valor a ser pago, mas sim no fracionamento do valor total. A quantidade de pedágios implantados nas rodovias garante ao usuário um pagamento proporcional ao trecho percorrido.

Calculado pelo IBGE, o IPCA é o índice oficial para aferir a inflação do país e é utilizado para reajustar as tarifas de sete contratos de concessão firmados a partir de 2008, cuja malha totaliza 1,7 mil quilômetros de rodovias. Já os 12 contratos de concessões assinados em 1998 e no ano 2000 preveem a aplicação do IGP-M, calculado pela FGV, que este ano ficou abaixo do índice inflacionário. Sendo assim, em 69% do total de praças de pedágio das rodovias estaduais (84 praças) o reajuste ficará abaixo da inflação. Por esse motivo, o Governo do Estado decidiu manter esse ano o IGP-M como indexador para os contratos da primeira etapa do Programa, cuja malha é composta por 3,5 mil quilômetros de pistas.

Somente no Rodoanel Mário Covas não é praticada a tarifa quilométrica. A tarifa base do Trecho Sul será reajustada para R$ 2,60. Já no Trecho Oeste, o pedágio passa para R$ 1,50. Em ambos, os usuários pagam uma única vez, independente da quantidade de praças de pedágio.

A conservação e a manutenção da malha rodoviária paulista sob concessão custam, em média, R$ 5,136 milhões por dia. Na operação e manutenção da malha rodoviária concedida, foram destinados R$ 42,8 bilhões em recursos oriundos da arrecadação dos pedágios. É com a receita do pedágio que estão sendo feitas obras para melhorar o tráfego e a segurança nas rodovias como, por exemplo, a quinta faixa da Rodovia dos Imigrantes, a construção do Trecho Leste do Rodoanel e a duplicação da Raposo Tavares. Os investimentos viabilizam ainda a prestação de serviços de socorro médico e mecânico que contribuíram para a redução de 41% do índice de mortos nas rodovias da primeira etapa do Programa de Concessões (em relação ao ano 2000).


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=398545


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