Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Patrulha Verde combateu mais de 2 mil queimadas em 2010

Notícia publicada em 04/01/2011



A Campanha existe há cinco anos e é uma das ações da Prefeitura de Sorocaba para o combate à poluição do ar.

A 5ª edição da Campanha de Combate às Queimadas "Patrulha Verde" combateu 2.003 focos de incêndio em Sorocaba de 1º de janeiro até o dia 30 de dezembro deste ano. Os dados revelam que houve um aumento em relação a 2008 e a 2009 que, no mesmo período, registrou a extinção de 1.717 e 709 queimadas, respectivamente.

Para a secretária do Meio Ambiente (Sema), este aumento do número de queimadas na cidade se deve principalmente às condições atípicas do clima, com um período longo de estiagem entre os meses de maio e setembro e, com isso, baixos índices de umidade relativa do ar.

A "Patrulha Verde" identificou e extinguiu, neste ano, 7 focos em janeiro, 79 em fevereiro, 61 em março, 112 em abril, 154 em maio, 210 em junho, 420 em julho, 496 em agosto, 331 em setembro, 59 em outubro, 41 em novembro e 33 em dezembro (até o dia 30).

As queimadas foram registradas principalmente na Zona Norte, com 37% dos casos, seguida pela Zona Leste, com 27%, Zona Oeste, com 25% e a Zona Sul, com 11 %. "Além de causar prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal e diminuindo a fertilidade do solo, as queimadas comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, provocando vários tipos de doenças, principalmente, as respiratórias", destaca a secretária.

De acordo com a Sema, a equipe da Patrulha alcançou 96% de atendimento das ocorrências diárias. Nos anos anteriores, a campanha tinha uma média de 62,53% das ocorrências atendidas.

Coordenada pela Sema, a Patrulha foi criada em 2006 para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos meses do ano com clima mais seco, com objetivo de melhorar a qualidade do ar e diminuir os atendimentos nas unidades de saúde por problemas respiratórios.

A Patrulha conta com dois pontos de observação, no 5º andar do Paço Municipal e em um edifício da Av. Santos Dumont, na Zona Norte, onde agentes municipais atuam diariamente das 10h às 19h. Após identificar pontos de incêndio por meio de binóculos e os localizarem em mapas, os agentes comunicam a central do Corpo de Bombeiros do Cerrado, onde ficam representantes do corpo de bombeiros e da patrulha verde otimizando o atendimento às ocorrências. Ao ser acionada, imediatamente a Patrulha mais próxima é encaminhada para o combate aos incêndios.

A Patrulha Verde é formada por 12 servidores municipais, integrantes das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Comunitária (Sesco), da Defesa Civil e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que receberam treinamento específico, assim como voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas e abafadores, lanternas, entre outros itens.

Além do trabalho realizado pela Patrulha Verde, a população pode ajudar a campanha denunciando incêndios pelo telefone 193 (Bombeiros). De acordo com a Lei Municipal nº. 8.405, de 24/03/2008, queimada é crime e sua prática é passível de multa de até R$ 3 por metro quadrado de terreno afetado.

O que foi feito neste ano

Neste ano, além de investir em equipamentos e funcionários, aumentando o índice de atendimento em mais de 90%, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, deu início a um plano de ações visando entender de que maneira as áreas públicas são utilizadas pela comunidade e propor medidas que auxiliem na redução de ocorrências de fogo. "Iniciamos esse projeto piloto na zona norte, que tem sido a região de maior ocorrência de queimadas", explica a secretária do Meio Ambiente.

Para isso, foram realizadas reuniões com a população e capacitação de líderes dos bairros que têm influência nas comunidades em que vivem. A equipe da Secretaria do Meio Ambiente também capacitou 64 jovens, entre 14 e 19 anos, que são monitores da Pastoral do Menor do Parque das Laranjeiras. Em outubro, a Secretaria do Meio Ambiente adotou uma nova estratégia para melhorar o atendimento no combate às queimadas. As equipes da Patrulha foram descentralizadas, ou seja, passaram a permanecer em três locais da cidade: na Casa do Cidadão da Av. Itavuvu, para atender as ocorrências da Zona Norte; na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga, para atender os casos da Zona Oeste; e no Parque Natural Chico Mendes, para atender a Zona Sul e Leste.

"Essa é uma estratégia que adotamos para agilizar os trabalhos. As viaturas estarão mais próximas das ocorrências, diminuindo o tempo necessário para atendimento. Antes disso, todas as equipes permaneciam no Parque Natural Chico Mendes, de onde saíam para os atendimentos", explica a secretária do Meio Ambiente.


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=36890


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock