Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - "Patrulha Verde" combateu 151 focos de queimadas em junho

Notícia publicada em 07/07/2011



A 6ª Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas "Patrulha Verde" combateu no mês de junho 151 focos de incêndio em Sorocaba. Ao todo, neste ano, até o dia 30 de junho, a equipe já combateu 359 queimadas, com 92% de atendimento das ocorrências diárias principalmente na região da Zona Norte. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram combatidos 3 focos em janeiro, 33 em fevereiro, 47 em março, 41 em abril, 84 em maio e 151 em junho.

A "Patrulha Verde" foi criada pela Prefeitura de Sorocaba em 2006 para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos meses do ano com clima mais seco, com objetivo de melhorar a qualidade do ar e diminuir os atendimentos nas unidades de saúde por problemas respiratórios.

A Patrulha conta com dois pontos de observação, no 5º andar do Paço Municipal e em um edifício da Av. Santos Dumont, na Zona Norte, onde agentes municipais atuam diariamente das 10h às 19h. Após identificar pontos de incêndio, por meio de binóculos, e os localizarem em mapas, os agentes comunicam a central do Corpo de Bombeiros do Cerrado e da Patrulha Verde para otimizar o atendimento às ocorrências. Ao ser acionada, imediatamente a Patrulha mais próxima é encaminhada para o combate aos incêndios.

A "Patrulha Verde" é formada por 14 servidores municipais, sendo 3 integrantes da Sema, 2 da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), 1 da Defesa Civil, 6 do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e 2 egressos da Coopereso (Cooperativa dos Egressos e Familiares de Egresso de Sorocaba e Região), que receberam treinamento específico, assim como voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas e abafadores, lanternas, entre outros itens.

Neste ano, a Sema adotou uma nova estratégia para melhorar o atendimento no combate às queimadas. As equipes da Patrulha estão descentralizadas, ou seja, passaram a permanecer em três unidades do Corpo de Bombeiros: Éden, Cerrado e Santa Rosália. Ao acionarem a central da Patrulha, uma equipe segue com um integrante do Corpo de Bombeiros.

Além do trabalho da Prefeitura de Sorocaba, a população também pode ajudar a campanha denunciando incêndios pelo telefone 193 (Bombeiros).

Educação Ambiental

Entre as ações desenvolvidas pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente está também o Projeto "Amigo do Meio Ambiente", que está - desde o último dia 2 de julho - capacitando agentes da comunidade. O objetivo é viabilizar ações para a melhoria da qualidade de vida no local. Os bairros que estão sendo beneficiados com a ação são Parque das Laranjeiras, Vitória Régia, Brigadeiro Tobias, Parque São Bento, Éden e Cajuru.

O tema abordado é a questão das queimadas, seus impactos no meio ambiente e na saúde das pessoas. Além disso, são realizadas algumas ações de sensibilização para a prevenção de queimadas.

Neste sábado (9), das 13h30 às 16h30, a Sema e os agentes comunitários do Parque Vitória Régia vão realizar uma ação junto à comunidade do bairro. O ponto de encontro será na Rua Mercedes Minhonho Marques, em frente ao nº 178. A ideia é que o grupo bata de porta em porta para falar com os moradores sobre os problemas enfrentados em decorrência das queimadas e como denunciar uma ocorrência. Ações semelhantes acontecerão nos dias 16, no Parque São Bento, e no dia 23, no Parque Laranjeiras.

De acordo com a Sema, a ideia é que, ao final desse trabalho com as queimadas, previsto para o início de agosto, as comunidades estejam cientes da importância da sua prevenção e, principalmente, que haja redução do número de focos de incêndio nesses locais. Em seguida, serão trabalhados outros temas, como a questão da arborização urbana, lixo, água e nascentes.


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=38855


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock