Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Passeio reúne doze embarcações no Rio Sorocaba

Notícia publicada em 23/08/2010



O passeio em comemoração pelos 15 anos do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-RSMT) reuniu, na manhã de ontem, seis caiaques, quatro canoas e dois barcos nas águas do Rio Sorocaba, que percorreram o percurso entre a altura da Usina Cultural Ettore Marangoni e o Parque das Águas. A atividade teve participação e apoio do Grupo Caturro Navegantes, que desde 2006 realiza descidas e passeios pelo rio.

Pouco antes de começar sua segunda experiência de navegar pelas águas do Rio Sorocaba, o prefeito Vitor Lippi estava animado. É uma experiência muito legal, porque você vê a cidade de um outro ângulo. A gente está acostumado a ver o rio lá embaixo e você vê a cidade em cima. Vemos que o rio começa ter manifestações de vida, peixes, muitas árvores. As coisas melhoraram muito mas ainda se tem muita coisa para fazer. Lippi destacou a importância de ações de preservação que começaram há décadas. Não podemos esquecer o esforço da Cetesb, que fez despoluição industrial nos últimos 20 anos.

Ampliando o debate

Como presidente do CBH-RSMT no ano em que o comitê comemora 15 anos de atuação, Vitor Lippi avalia que o balanço da última década é bastante positivo no que diz respeito à recuperação das águas do Rio Sorocaba. Há 15 anos, das 34 cidades que compõem a bacia, só quatro possuíam tratamento parcial de esgoto. Hoje temos 90% destas cidades com recursos garantidos para promover o tratamento total do esgoto até 2012. Das quatro que ainda não têm essa garantia, três - Mairinque, Tietê e Sarapuí - têm sistemas autônomos, ou seja, isso só depende da Prefeitura. Já Alumínio é atendida pela Sabesp, explicou o prefeito. Agora temos a garantia absoluta e temos recursos, sabemos quando vai acontecer.

Lippi destacou que, diante do avanço dos trabalhos em relação ao tratamento de esgoto, o Comitê de Bacias já começa diversificar os temas que são alvo de debate e preocupação. Dentre eles está a manutenção da qualidade das águas no alto Sorocaba, onde está a represa de Itupararanga. Sabemos que lá está aumentando o número de cianobactérias, que crescem onde tem matéria orgânica. Elas são tóxicas e, dependendo da quantidade, podem até inviabilizar o consumo da água, explicou. Mesmo com o alerta, Lippi considera que os trabalhos na região também avançaram, já que a Sabesp antecipou o prazo de despoluição do alto Sorocaba de 2018 para 2012. Já foram realocados R$ 100 milhões para estas obras.

Outra preocupação que passa a fazer parte das discussões do CBH é a necessidade de recuperação da mata ciliar. Já criamos um grupo de trabalho de desenvolvimento florestal dentro do comitê, completou o vice-presidente, Wendell Wanderley Rodrigues, de Cerquilho, que também considera que os 15 anos de atuação do grupo já renderam resultados importantes. Em 1992 fizemos nossa primeira descida no Rio Sorocaba e em 1995 surgiu o comitê. Quando saíamos de barco as pessoas diziam: ?vocês são birutas. Isso aqui não tem jeito. Hoje os prefeitos já têm consciência que as cidades pertencem a uma bacia e eles são responsáveis pelo que acontece nas águas, seja rio acima ou rio abaixo. (R.H.S.)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=335479


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock