Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Agosto de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Os cuidadores da saúde

Notícia publicada em 12/05/2010



Há muito tempo a enfermagem deixou de ser mera coadjuvante no setor de saúde. A mudança ainda vem se consolidando, mas já pode ser considerada uma conquista no cotidiano dos profissionais de Sorocaba, que somam cerca de 200 enfermeiros e 700 auxiliares de enfermagem.

A atividade principal que atravessa séculos, o cuidar, continua sendo o foco principal do trabalho comemorado nesta quarta no Dia do Enfermeiro.

Em Sorocaba, a formação de novos profissionais é pioneira com a criação da Faculdade de Ciências Médicas da PUC (Pontifícia Universidade Católica) em 1951.

"Naquele tempo a primeira turma do curso formou-se dentro do Hospital Santa Lucinda", lembra a coordenadora do ensino de enfermagem da PUC, a professora-doutora Leni Boghossiam Lanza.

Depois de quatro anos de formação acadêmica, o profissional está apto. Especializações são sempre bem-vindas, sobretudo de acordo com a área onde o profissional pretende atuar.

A imagem clássica é do trabalhado dentro de um hospital. Mas o mercado tem crescido, aponta a coordenadora, abrindo novas possibilidades como a atuação na rede coletiva e básica de saúde. "A ênfase deve ser sempre na promoção da saúde, levando-se em conta as competência", explica.

Elaine Pereira, 33 anos, e Bruno Bifano, 28, não imaginam outra profissão que não seja enfermagem.

Há 12 anos no setor, Elaine é funcionária do Hospital Santa Lucinda e conta que são muitos os desafios no dia-a-dia.

O pior deles, também para Bruno, é enfrentar as situações onde as crianças são pacientes.

Bruno, formado há 4 anos, é o representante masculino no universo tipicamente feminino. E não se arrepende da profissão que escolheu, iniciando a carreira como auxiliar de enfermagem. "Estou em casa", brinca, referindo ao trabalho no mesmo hospital, Santa Lucinda, onde nasceu.

Para os enfermeiros, a missão de auxiliar e cuidar deve ser encarada com seriedade e ética. "Ajudar as pessoa é uma função muito importante", diz Elaine.

O dia 12 de maio refere-se ao nascimento de Florence Nightingale, em 1820. Sua atuação foi um marco para a enfermagem moderna. No Brasil, há ainda a Semana da Enfermagem, criada na década de 40. A personagem de destaque no Brasil é Anna Nery, por sua atuação em combates militares


Fonte: http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/19804/Os+cuidadores+da+saude


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock