Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Ônibus do Homem já atendeu mais de 7 mil

Notícia publicada em 11/07/2011



Notícia publicada na edição de 11/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A

Há quase um ano em operação, o Ônibus do Homem já atendeu mais de 7 mil pessoas em Sorocaba. Implantado em agosto de 2010, o Ônibus Azul, como é popularmente conhecido, surgiu para reforçar uma série de ações desenvolvidas na rede municipal de saúde voltada para o homem. A partir de hoje e até o próximo sábado, o ônibus estará na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 9h às 17h até sexta-feira, e, no sábado, das 9h às 13h, como parte da 1ª Semana da Saúde do Homem promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SES) de Sorocaba. O evento deve-se ao Dia Internacional do Homem, lembrado em 15 de julho (próxima sexta-feira), e para marcar a passagem do primeiro aniversário do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PAISH) desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba. O Ônibus da Mulher, conhecido como Ônibus Rosa, e as equipes do Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) e da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) participam da semana oferecendo atendimentos, serviços e atividades para a população masculina. Também haverá outras especialidades além da urologia, a fim de proporcionar o bem-estar físico e mental do homem.
O coordenador do PAISH, o urologista Fernando Guimarães Russo, explica que o objetivo do evento é divulgar a importância dos cuidados preventivos da saúde do homem. "Como Sorocaba é uma das cidades modelo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, a SES decidiu realizar esse evento para lembrar a importância de o homem cuidar da saúde. Vamos oferecer serviços e divulgar as ações voltadas à saúde do homem no município", comenta. Segundo ele, o homem não se preocupa com a saúde e acaba vivendo em média sete anos a menos que a mulher.

No entanto, a busca clínica para a prevenção de doenças e problemas físicos do homem aumentou em cerca de 50% em um ano. De acordo com Fábio Oliveira de Souza, médico da Policlínica de Especialidades de Sorocaba, houve também um aumento entre 30% e 40% na procura espontânea, ou seja, quando o homem não é obrigado a fazer um exame. E essa procura, em boa parte, é feita por jovens, para tirar dúvidas sobre o desempenho sexual, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre outros problemas. Mesmo assim, a maioria das consultas tem sido feitas por homens acima dos 40 anos.

Segundo o coordenador do PAISH, Fernando Russo, o receio do homem de ir ao médico é um fator cultural, pois, enquanto o homem encara o fato de ter de se cuidar como uma fraqueza; a mulher, ao contrário, quando menstrua, passa a frequentar o ginecologista e, por conseguinte, a se preocupar mais com a saúde. O médico Fábio Oliveira ressalta que ainda não se atingiu uma meta satisfatória de atendimentos clínicos, apesar da maior procura por parte do grupo masculino: "Os homens ainda relutam por causa do machismo. Aqui mesmo dentro da Policlínica já vi casos assim". O médico fala que o homem precisa se conscientizar de que não é eterno: "Prevenir ainda é o melhor remédio".
De acordo com Fernando Russo, as principais doenças que afetam a saúde do homem são as do aparelho cardiovascular - como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) -, a diabetes e o câncer de próstata. Esclarece que, a partir dos 40 anos, os problemas relacionados à próstata são mais comuns, pois é quando começa a haver queda na produção de testosterona, afetando diretamente aquele órgão, que pode passar a produzir anomalias. Acrescenta que naquela faixa etária as doenças começam a aparecer, por isso deve-se fazer a avaliação preventiva periódica para detectar alguma infecção (prostatite) ou, em caso mais grave, um câncer. Finaliza dizendo que a maior procura pela prevenção é sinal de que o homem quer aprender a viver mais e melhor.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=313833


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock