Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Ônibus do Homem começa a atender no Centro

Notícia publicada em 17/08/2010



Eu não sabia o que eles iriam fazer dentro do ônibus, por isso, passei por aqui e peguei um panfleto para conhecer os serviços, conta o pedreiro Giovani Aparecido Bento, de 29 anos, que ontem de manhã foi à praça Coronel Fernando Prestes, no centro, para conhecer o Ônibus do Homem do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish), inaugurado ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Giovani estava acompanhado da esposa Jordana Aparecida da Silva, de 34 anos. Eles moram no bairro Vila Nova Sorocaba. Giovani já utilizou os serviços do Ônibus da Mulher, no ano passado, quando iniciou os procedimentos para realizar vasectomia, feita na Policlínica Municipal de Especialidades, em outubro passado. Eu vim com a minha mulher no Ônibus Rosa para ver como deveria fazer a laqueadura. Aí, me explicaram que a vasectomia seria mais indicada pela facilidade da cirurgia, então, resolvi fazer, conta. Ele não se arrepende e disse que foi rápido e até indolor, podendo, inclusive andar de moto sem problema algum. Agora, vou conhecer os programas do Ônibus do Homem, acentua.

Coordenador do Paish, o urologista Fernando Guimarães Russo Ramos, destacou a necessidade de se ter no programa o Ônibus do Homem. Depois da experiência positiva de três anos com o Ônibus da Mulher, Fernando vinha estudando a possibilidade de trazer o Ônibus do Homem também. Mais do que encaminhar para cirurgias ou fazer exames, o objetivo do programa é estimular a prevenção e trabalhar o planejamento familiar diretamente com a comunidade, observa. Sorocaba, segundo o médico, é a cidade que mais fez vasectomias no Brasil em 2009, conforme dados do Ministério da Saúde. No ano passado, foram 1.113 cirurgias.

Queremos estimular hábitos saudáveis nos homens, fazer exames de hipertensão e diabetes e falar sobre outras patologias do homem, inclusive doenças sexualmente transmissíveis e Aids, diz Fernando. Sorocaba é pioneira no Ônibus Rosa e no Ônibus Azul. Inaugurado em 2007, o Ônibus da Mulher fez, em média, 15 mil atendimentos a cada ano. E queremos chegar a esses mesmos números com o Ônibus do Homem, comenta o prefeito. Por dia, a expectativa, nesse primeiro momento, é de que o Ônibus Azul atenda pouco mais de 40 pessoas. Os dois ônibus vão andar juntos, na maior parte das vezes, observa Lippi.

De acordo com o secretário da Saúde, Milton Palma, o Ônibus da Mulher deu tão certo que já há estudos para lançar o segundo ônibus. Nosso principal foco é a prevenção, queremos levar os programas de saúde a todos os bairros da cidade. A necessidade do Ônibus do Homem esbarra na questão da falta de cuidado do homem consigo, tendo, muitas vezes, de ser encorajado pela mulher para fazer os exames necessários, como o de próstata, importante na detecção do câncer. Vinte porcento dos homens com mais de 18 anos têm hipertensão, mas mais da metade não sabe. Da mesma forma, cerca de 10%, algo em torno de 42 mil sorocabanos, têm diabetes, mas nem metade tem conhecimento disso, diz o secretário.

O Ônibus do Homem, ou simplesmente, Ônibus Azul, ficará na praça Central até o próximo sábado, atendendo das 8h às 18h. Empresas e a comunidades organizadas podem solicitar agendamento dos dois ônibus, telefonando para 3219-2246 ou 3219-2245, e pedir para falar no departamento Planejamento Familiar que funciona na Policlínica de Especialidades. Essa interatividade das empresas e da comunidade tem dado muito certo, acentua Fernando Guimarães, coordenador do programa.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=38&id=333604


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock