Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - ONG intermedia envio de matéria-prima a artesãos

Notícia publicada em 05/08/2010



Dos 70 quilos de retalho recebidos por meio de doação, a aposentada Rosa de Oliveira fez roupinhas para cachorro, bonecas de pano e palhaços de fuxico. Além disto, o caso da aposentada que há anos lutava contra a depressão e hoje planeja abrir um ateliê de costura, serviu de inspiração para o surgimento do projeto Oficina dos Talentos do Instituto Viver Sorocaba (Iviso). Na prática a Organização Não Governamental (Ong) vai criar um banco de dados para cadastrar tanto quem deseja fazer doações de resíduos industrias como pessoas procurando matéria-prima para iniciar seu próprio negócio. Depois do cadastro, conta o presidente da entidade, Vladimir Maciel Campos, os candidatos a receber as doações serão visitados por membros da ong, que farão a triagem dos atendidos tendo como base o grau de necessidade.

Campos explica que esta triagem será necessária sobretudo quando houver mais candidatos à receber o material do que pessoas e empresas efetivamente fazendo a doação. Outra observação feita pelo presidente é de que os atendidos devem ficar apenas por um período recebendo o auxílio da entidade. A ideia, complementa o presidente, é que as pessoas recebam uma ajuda inicial para começar e depois prossigam sozinhas. A Rosa é um exemplo que daqui a pouco já não precisará mais dos retalhos. Ela já aprendeu o caminho sozinha. Vai começar a vender os produtos e o material que vinha para ela pode ser encaminhado para outra pessoa, ponderou.

O Instituto Viver Sorocaba (Iviso) existe há 10 anos atuando principalmente na área de proteção ambiental. A ideia de fazer o intermédio entre empresas ou pessoas que precisam fazer descarte de resíduos industriais e quem possa transformar esses produtos em outros com valor comercial nasceu há pouco mais de um mês. Campos conta que sabia do caso da aposentada e pensou em ajudá-la durante uma conversa com um conhecido que trabalha com reciclagem. Ele havia recebido sobras de cobertores de uma fábrica em Mairinque e não tinha o que fazer com isto, comenta. Rosa, além de enfrentar a depressão, passava por dificuldades financeiras. Foi assim então, que surgiu a Oficina dos Talentos.

Geração de renda

O artesanato, agora, além de ser uma ferramenta para combater a depressão, também será usado na geração de renda. Aposentada há dois anos, ganhando um salário mínimo, Rosa de Oliveira, 62, lembra ter frequentado diversos cursos de terapia ocupacional para combater a doença e, por isto, aprendeu muitos tipos de artesanatos, mas confessa preferir mexer com tecidos. Além disto, enquanto trabalhava, o passatempo preferido da aposentada era frequentar cursos de artesanatos. Eu não sei costurar roupas, mas estas peças eu aprendi a fazer e agora é disto que está vindo minha ajuda, afirma ela que pensa em abrir um ateliê para comercializar seu trabalho.

Eu ainda não sei quanto vamos ganhar pois ainda estamos no início, mas estou dando aulas e quero ajudar a entidade pois estou recebendo muita ajuda. Até agora tivemos R$ 24 de lucro, comemora. As peças começaram a ser confeccionadas há pouco mais de um mês e as encomendas começaram mesmo antes da divulgação do trabalho. A tesoureira do Iviso, Sandra Maria Petrucelli, conta que montou uma cesta com os produtos e seguiu, a pé, para a casa de uma conhecida. No caminho fui parada por pessoas da vizinhança que já fizeram algumas encomendas, disse ela que ajudou no desenvolvimento das peças produzidas por Rosa.

Sandra adianta que quando mais pessoas estiverem produzindo artesanatos, a entidade planeja organizar feiras para a venda desses produtos. Os locais e datas ainda não foram definidos mas, segundo Sandra o Iviso deve fazer parcerias com a iniciativa privada para poder expor a produção em saguões de shoppings e hipermercados da cidade.

Rede do bem

A pretensão do Instituto Viver Sorocaba (Iviso) é ampliar a realização deste tipo de trabalho. Além da geração de renda, a recuperação da autoestima é um dos objetivos da entidade. Inicialmente, calcula Vladimir Campos, a estimativa é que cerca de 50 pessoas participem do projeto tanto para a doação de materiais como para o recebimento destes. Segundo ele artesãos que trabalham com metais e madeiras estão entre os futuros atendidos. O Iviso fará o cadastro dos interessados em participar do projeto por meio do e-mail iviso.talentos@yahoo.com.br . Mais informações pelo telefone 3016-7401. O cadastro é totalmente gratuito.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=17&id=329699


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock