Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Mudas para o Mega Plantio são produzidas na Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro

Notícia publicada em 23/11/2010



As 50 mil mudas nativas e frutíferas que serão utilizadas na manhã do dia 5 de dezembro para o Mega Plantio na Zona Norte de Sorocaba, foram produzidas no viveiro de mudas da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a P1, que está atualmente com um estoque de 150 mil mudas de cerca de 80 espécies diferentes.

Os principais objetivos desse programa é aliar melhorias às condições ambientais e climáticas da cidade com a oportunidade de inclusão social. "Esse programa é pioneiro no país e é um modelo para todas as cidades. É uma atitude de humanização, que busca a inclusão e novas oportunidades às pessoas que, por algum motivo, cometeram algum erro e, ao retornar à sociedade, terão a oportunidade de ter um emprego e sustentar suas famílias com dignidade", destaca o prefeito. "Com essas mudas produzidas aqui na P1 nós vamos realizar o Mega Plantio e aumentar em 25% a cobertura arbórea da nossa cidade", completa.

Coordenado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o programa na P1 começou em novembro de 2009, quando os reeducandos receberam orientações de como preparar as mudas e tratá-las antes do plantio.

Na unidade, 16 reeducandos do regime semiaberto participam do programa trabalhando no viveiro de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. "Essa equipe é formada pelos reeducandos que têm bom comportamento, que queiram trabalhar e sejam empenhados", explica João Justino, diretor técnico e coordenador do trabalho na penitenciária. "Com isso, eles têm remissão da pena. Para cada três dias trabalhados, conta menos um dia na pena deles", completa.

Uma parte das mudas que estão na P1 é produzida em parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com a Universidade de Sorocaba (Uniso), que cede sementes e plântulas - vegetal que inicia seu desenvolvimento ainda na semente e, depois de cultivado, é utilizado na produção das mudas.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, muitas sementes produzidas na P1 são levadas pela própria equipe de poda de árvores da Prefeitura. "Nas atividades de rotina, eles coletam as sementes e já trazem aqui na Penitenciária".

Além disso, alguns condomínios e a própria equipe do presídio também coletam sementes e encaminham para o setor de produção de mudas. Conforme Aroldo, a Seobe também produz plântulas de algumas árvores no "hortinho", localizado na Rodovia Raposo Tavares. "Depois de germinadas, as mudas vão para a penitenciária", destaca.

O engenheiro também explica que as mudas produzidas no local têm uma grande vantagem. "Como são produzidas num viveiro sem tela, as mudas já estão aclimatizadas, portanto adaptadas para serem plantadas no campo. Com isso, a chance de elas morrerem é bem menor do que as mudas produzidas em viveiros telados", explica Aroldo. Outra vantagem é que o custo de produção de cada muda equivale a 10% do valor de uma muda no mercado. "Uma muda em média custa R$ 1, aqui conseguimos produzir por apenas R$ 0,10", destaca.

Mega Plantio

O Mega Plantio será no dia 5 de dezembro, a partir das 9h, em áreas públicas da região do Jardim Santa Marina e em alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade. Junto com a Prefeitura, a população vai ajudar no plantio de 50 mil árvores durante uma hora, tempo estimado para a mega-ação em prol do meio ambiente de Sorocaba.

A ação do Poder Público faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012. A proposta é reunir ao menos 5 mil pessoas da sociedade civil para o plantio, onde cada uma terá de plantar 10 árvores em uma hora.

De acordo com o engenheiro Aroldo, serão plantadas mudas de espécies nativas da região, como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. "Como estamos plantando em uma Área de Preservação Permanente (APP), serão plantadas 30% de frutíferas e 70% de nativas", explica a secretária do Meio Ambiente.

"Com esse mega plantio, vamos reflorestar alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, incrementando a flora. Como as árvores são de espécies nativas da região, elas serão facilmente adaptadas ao solo e ao clima da nossa cidade", explica Aroldo. Em média, as mudas estão com 50 centímetros de altura, mas algumas chegam até 2 metros.

No dia do evento, 15 mil mudas de árvores frutíferas, entre ameixa, fruta-do-conde, acerola, jenipapo, entre outras, serão distribuídas gratuitamente para a população.

As pessoas interessadas em participar do evento devem se cadastrar gratuitamente enviando um e-mail para megaplantiosorocaba@gmail.com, e informar o número de participantes. Para grupos fechados com mais de 15 pessoas, a Prefeitura disponibilizará transporte. Mais informações pelo telefone 3238.2131 (Fernando Dini ou Maurício Campanati).


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=36594


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock