Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Mudas do Mega Plantio estão recebendo manutenção permanentemente

Notícia publicada em 03/02/2011



Um dia após o Mega Plantio, realizado no dia 5 de dezembro do ano passado, a Prefeitura de Sorocaba já deu início à manutenção das 50 mil mudas que foram plantadas em áreas da Zona Norte da cidade. O trabalho está sendo feito de segunda-feira a sábado por funcionários das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A ideia é que o trabalho seja realizado por, no mínimo, dois anos até que as copas das árvores se fechem e elas se desenvolvam sozinhas.

Ao todo, 14 pessoas estão trabalhando diariamente na manutenção das mudas, sendo uma equipe da Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região) e uma dos Reeducandos da Penitenciária "Dr. Danilo Pinheiro".

Na primeira etapa, foi feita a revisão do plantio e corrigida algumas falhas, como a retirada de mudas que foram plantadas com o plástico, por exemplo. Outro serviço necessário foi o nivelamento das mudas.

Além disso, a equipe fez o coroamento, num raio de meio metro no entorno da muda, o tutoramento e a roçagem manual. "É importante que se faça o coroamento para evitar que as máquinas, no momento da roçagem, não cortem as mudas. Ele é realizado continuamente, pois como são muitas mudas, quando termina uma área imediatamente já se começa em outros locais", explica o biólogo Maurício Motta, da Secretaria do Meio Ambiente.

Em seguida, ocorreu a adubação das mudas nos locais onde o solo estava mais empobrecido. No início de janeiro, o Saae fez a primeira roçagem mecânica e deve repetir o serviço novamente em março, quando acaba o período de chuvas.

De acordo com Motta, houve uma perda de 5% das mudas plantadas, ou seja, cerca de 2.500 unidades "Esse é um número baixo, já que o normal é que durante os três primeiros meses do plantio haja uma perda de 20%, considerando que esse período é o mais crítico para a vida da planta. Depois disso, as mudas desenvolvem raízes em profundidades maiores no solo e passa a ganhar autonomia", explica.

Deste total de 5% de perda, 2,5% das espécies não sobreviveram por causa da estiagem que houve na primeira semana após o Mega Plantio. "Mesmo com a irrigação que fizemos não foi suficiente para salvar todas as mudas e algumas acabaram morrendo", explica Motta. Outros 2,5% não sobreviveram por causa das áreas alagadas com as fortes chuvas que ocorreram em janeiro.

Para o biólogo, é importante destacar que não houve problemas de degradação significativos. "Os Ecopontos têm funcionado bem. Claro que sempre há uma pessoa ou outra que insiste em jogar entulho nessa área, mas a população do entorno tem colaborado, fiscalizando e denunciando", conta Motta.


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=37180


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock