Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Mosteiro de Santa Clara comemora 199 anos hoje

Notícia publicada em 25/08/2010



O Mosteiro da Imaculada Conceição e de Santa Clara completa 199 anos de fundação nesta 4ª feira (25), dia em que também inicia os preparativos para as as comemorações do bicentenário. Uma missa será celebrada hoje, em intenção especial à data. O mosteiro foi fundado por Frei Galvão, por ordem do Vigário Geral de São Paulo da época, a pedido de duas moças sorocabanas, que planejaram fundar um Recolhimento na Vila de Sorocaba, à semelhança do Recolhimento da Luz em São Paulo. Santo Antonio de Sant?Anna Galvão foi o primeiro e único santo canonizado pela Igreja Católica no Brasil, em 2007.

As freiras, da Ordem Concepcionista Franciscana, produzem a tradicional pílula do Frei Galvão, consideradas milagrosas pelos devotos. A Irmã Maria Isabel da Santíssima Trindade, de 64 anos, afirma que não sabe a quantidade precisa de pílulas produzidas, mas que ultrapassa 5 mil por mês. "Recentemente um frei da cidade de Piripiri, no Piauí, veio buscar 1.500 para levar para lá", disse. Além de distribuídas no próprio mosteiro, as pílulas também são enviadas por cartas, a pedido dos fiéis. Somente as irmãs concepcionistas dos mosteiros originados do Mosteiro da Luz podem fornecer as pílulas. São 18 mosteiros, em todo Brasil.

O prédio original do Mosteiro de Santa Clara ficava na rua de São Bento, esquina com Padre Luiz. Ele foi demolido e um novo convento foi construído no Jardim Vera Cruz em 1963. A Irmã Maria Clara do Cristo Rei é a freira de mais idade do mosteiro. Com 94 anos, entrou no convento há 70, quando ainda era na antiga sede. Através das grades da clausura, ela lembra com saudade dos primeiros anos de vida religiosa. "Tenho saudade de tudo, mas principalmente da pobreza que a gente vivia lá. Mudou muito com o passar do tempo", disse. Ela afirmou que acorda às 2h30 todos os dias para rezar até as 5h, horário em que todo o mosteiro desperta. "Coloco o mundo inteiro em intenção", disse.

Devota do fundador do mosteiro, Irmã Maria Clara conta histórias de fé, atribuídas à pílula de Frei Galvão, e relacionadas, principalmente, à gestação e partos difíceis. "A pílula é muito procurada por mulheres grávidas porque temos testemunhas de muitas histórias milagrosas", afirmou. Hoje, elas são em 17 freiras que vivem enclausuradas, em recolhimento absoluto, numa vida de oração. Só podem sair do convento com a autorização do arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, mesmo que seja para ir ao médico ou ao banco. Na ocasião da canonização do Frei Galvão, quando o Papa Bento XVI esteve no Brasil, por exemplo, a Irmã Maria Isabel e mais uma freira foram a São Paulo, mediante a autorização do bispo.

A programação para o período de comemoração dos 200 anos do mosteiro ainda não foi definida, mas, para as freiras, será um ano de agradecimento. "Temos muita gratidão a Deus por todas as graças alcançadas pelo mosteiro", afirmou a Irmã Maria Isabel. Ela disse também que a maior dificuldade para os próximos anos é agregar mais jovens para a vida religiosa. As últimas freiras entraram há quatro anos no mosteiro e a mais nova delas tem 34 anos. "A vocação está muito difícil. A gente espera que floresçam vocações em jovens para continuar o nosso trabalho", finalizou. (Por Samira Galli)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=336133


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock