Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 09 de Dezembro de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Missa e Solenidade comemoram 350 anos do Mosteiro de São Bento

Notícia publicada em 23/04/2010



A comemoração dos 350 anos do Mosteiro de São Bento de Sorocaba acontecerá nesta sexta-feira, dia 23, com a celebração de uma missa solene, às 10h, na Igreja de Sant?Anna, celebrada pelo abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo e Sorocaba, Dom Matthias Tolentino Braga, com a entoação de cantos gregorianos.

Em seguida, no Espaço Cultural São Bento (Centro Cultural Beneditino de Sorocaba, ao lado do mosteiro) haverá a solenidade de lançamento da medalha e selo comemorativos, com a participação de representantes da Casa da Moeda do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, autoridades e convidados.

A medalha e o selo oficiais vão perpetuar a data comemorativa dos 350 anos em que o fundador de Sorocaba Baltazar Fernandes fez a doação de terras aos monges beneditinos, para que eles instalassem um mosteiro na então vila de Sorocaba e fossem responsáveis pelo atendimento espiritual e por oferecer ensino à população.

A doação foi feita em 21 de abril de 1660 e a presença ininterrupta dos beneditinos na cidade durante esses três séculos e meio foi tema de um suplemento especial do jornal Cruzeiro do Sul, publicado na última quarta-feira, e que pode ser lido também no site www.cruzeirodosul.inf.br (abaixo, em matérias relacionadas), que contém ainda um VÍDEO sobre o mosteiro, com entrevistas feitas com o monge responsável pelo Mosteiro de São Bento de Sorocaba, Dom José Carlos Camorim Gatti, e com o coordenador das festividades dos 350 anos, professor Luiz Marins.

A solenidade

Durante a cerimônia, acontecerá a descaracterização do par de cunhos (os moldes onde foram cunhadas as medalhas), o que significa que as medalhas já cunhadas serão únicas. Serão entregues medalhas de prata para os acervos do Mosteiro de São Bento de São Paulo, do Mosteiro de São Bento de Sorocaba, e do Arcebispado de Sorocaba. E também para os acervos da Prefeitura de Sorocaba, para a Câmara Municipal, e para a artista Sonia Vrubleski, autora do quadro que serviu de tema para o selo, e para os outros dois artistas autores do anverso (Luiz Henrique Ferreira) e do reverso da medalha (Kátia Dias).

Na sequência, será feita a obiliteração (inutilização) do selo oficial, que receberá um carimbo na sua parte central. Este procedimento representa da mesma forma que o selo é único e não poderá mais ser utilizado.

Da solenidade participará, ainda, o coral infantil, formado por cerca de 40 crianças, que serão regidas pelo maestro Lúcio Martini na apresentação das músicas Anel Mágico, de Marcus Viana; Depende de nós (Ivan Lins), Tem gato da tuba (João de Barro), Ave Maria (Nilsa Zimmermann), Ciranda (Paulo Tatit), Espantalho e Guliali (ambos do cancioneiro infantil).

O abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom Matthias Tolentino Braga encerrará a cerimônia e, em seguida, haverá um brinde coletivo, com 350 taças de espumante, para comemorar os 350 anos da existência do Mosteiro de São Bento de Sorocaba. (Cida Vida)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=286983


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 09/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock