Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Juizado Especial Federal espera agilizar julgamentos

Notícia publicada em 24/01/2012



Notícia publicada na edição de 24/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A

André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

Com a promessa de dobrar a velocidade dos julgamentos de causas competentes ao Juizado Especial Federal (JEF), a 2ª Vara-Gabinete foi inaugurada ontem em Sorocaba. Atualmente existem 8,6 mil processos em trâmite no JEF da cidade, que dependiam dos trabalhos de somente dois juízes para serem finalizadas. Agora, com essa nova Vara, mais dois juízes deverão vir à cidade, juntamente a cinco novos servidores, que auxiliarão os trabalhos do Juizado, que é um órgão anexo ao Tribunal Regional Federal (TRF).

De acordo com o presidente do TRF da 3ª Região, o desembargador federal Roberto Haddad, o JEF de Sorocaba -- que também atende 44 cidades da região -- estava sobrecarregado e necessitava de mais uma Vara. "Para que a população pudesse ter um atendimento melhor e mais rápido, nós criamos a 2ª Vara para trazer novos juízes e poder dar um atendimento mais célere à população", enfatiza.

O perfil de pessoas que mais procuram o Juizado é composto pelos segurados e contribuintes da Previdência Social, sendo que o órgão jurídico somente atende causas de até 60 salários mínimos. "Como exemplo, cito o contribuinte da Previdência, que quando quer uma revisão do seu salário, pois às vezes aumentam o salário mínimo e não fazem o correspondente pagamento, ele vem à Justiça e pede que essa revisão seja feita e, então, ele passa a receber o salário correspondente", explica.

O juiz federal substituto do Juizado Especial Federal de Sorocaba, André Wasilewski Duszcjak, acredita que a instalação dessa 2ª Vara é um motivo de comemoração por parte da população, já que ajudará a acelerar o julgamento das 8,6 mil causas que se encontram em trâmite no JEF. "Nós tínhamos uma demanda muito grande de processos e, com a instalação dessa nova Vara, já vieram alguns servidores e estão vindo o dobro de juízes que temos aqui", diz. Atualmente, somente ele e o juiz federal Otávio Henrique Martins Port estavam à frente do JEF da cidade.

A solenidade de inauguração da 2ª Vara-Gabinete ocorreu no final da tarde de ontem e contou com a presença de autoridades políticas e jurídicas, como o o diretor do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, o juiz federal Carlos Alberto Loverra, e a diretora da 10ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo -- da qual o JEF Sorocaba faz parte --, juíza federal Sylvia Marlene de Castro Figueiredo.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=360091


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock