Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Interdição na Marginal começa na madrugada de 5ª

Notícia publicada em 30/06/2010



A partir de amanhã (01) os motoristas sorocabanos que utilizam a avenida Dom Aguirre no dia a dia - entre a ponte Padre Madureira (próximo ao Corpo de Bombeiros do Jardim Santa Rosália) e a praça Dom Tadeu Strunck (altura da Ponte de Pinheiros) - terão que eleger rotas alternativas para enfrentar a interdição da via ao tráfego de veículos até o dia 31 de julho, período durante o qual as equipes da Prefeitura atuarão no trabalho de elevação e readequação das pistas. As máquinas começam hoje a se acomodar pelos canteiros e calçadas e até a circulação de pedestres e ciclistas ficará proibida. "Trabalharemos com equipamentos e material pesado, não podemos expor ninguém a qualquer risco de acidente", explicou o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Wilson Unterkircher Filho, o Cuca, que garante que todas as medidas estão sendo tomadas para que a suspensão do tráfego de veículos não dure mais do que o previsto. "A ideia é não perder tempo".

Numa caminhada pela marginal, na manhã de ontem, Cuca esclareceu as principais dúvidas dos sorocabanos em relação à obra. A primeira delas - e, talvez a mais frequente - diz respeito à altura da pista sob os três pontilhões existentes no trecho que será reformado. O secretário garante que a circulação de caminhões não será prejudicada "Existem normas que estabelecem que os espaços para passagem abaixo de viadutos não podem ter menos de 4,5 metros. Os três permanecerão com essa medida", explicou. Abaixo de dois deles - o da linha férrea e o do acesso à avenida Afonso Vergueiro - não será possível fazer nenhuma elevação. O primeiro já possui vão de 4,53 metros e o segundo de 4,32 metros, menor que o exigido. "Nesta caso, o viaduto foi construído antes da marginal". Já abaixo da ponte Francisco Dellosso as pistas serão elevadas em 68 centímetros, o que deixará o vão com os 4,5 metros exigidos. "Neste ponto a pista está mais baixa em termos de cota em relação ao rio. Isso permite uma elevação maior. O ideal seria subir mais, mas não é possível pois senão a altura ficaria menor que 4,5 metros". O secretário admite que este trecho é que o continuará mais vulnerável aos alagamentos. "Porém, o Renato Gianolla (presidente da Urbes) já disse que, ainda que isso aconteça, a Praça Lions funcionando normalmente garante uma ligação da Marginal com as demais regiões da cidade".

A elevação das pistas em cerca de 88 centímetros, no trecho entre o Auto Shopping Dom Aguirre e as concessionárias Ramires e Caiuás, até 1,80 metro no ponto mais central próximo à praça Lions mudará completamente a paisagem da marginal. "Com certeza as pessoas terão a sensação de estar em outro lugar". A manutenção do nível abaixo dos viadutos provocará subidas e descidas ao longo do trecho. "Porém, serão descidas suaves". Para quem passar, ainda hoje, pela avenida, uma boa percepção de como a paisagem mudará são as bocas de lobo já elevadas, que dão a dimensão da futura altura das calçadas.

Ciclovia se mantém

Uma outra dúvida dos sorocabanos - e, especialmente, dos que trafegam de bicicleta pelo trecho - diz respeito a alteração da ciclovia. De acordo com o secretário, evitar o corte de cerca de 60 árvores com média de 20 anos de vida foi fator decisivo para não elevar a pista da ciclovia. "As calçadas, para os pedestres, seguirão a altura da pista. Faremos uma acomodação de terra no local, entre a calçada e ciclovia. Esta permanecerá como está e ficará mais baixa que a pista dos carros. Uma ou outra árvore pode ter o caule aterrado em até 40 centímetros, mas essa decisão elimina a necessidade de corte. Cortar mais de 60 árvores seria uma insanidade". A acomodação de terra acontecerá com com a implantação de um leve "barranco" entre a calçada e a ciclovia. "A ciclovia continuará sujeita às inundações. Porém, nestes casos, as calçadas, que estarão na altura da pista, garantirão a passagem. Quem andar pela ciclovia verá a pista no alto".

Em relação às árvores, todas aquelas que hoje estão no canteiro central terão que ser eliminadas. "Porém, não está previsto o corte de nenhuma árvore de porte. Se houver necessidade de retirada de uma ou outra, no decorrer do processo, será feito o laudo pelo pessoal da Prefeitura responsável por isso". O prefeito Vitor Lippi já se comprometeu a plantar, após o final da obra, mil mudas de árvores pela cidade para compensar as que forem arrancadas.

Canteiros e praça diminuem

Além da elevação da pista, durante o próximo mês as equipes trabalharão da readequação do sistema viário da marginal Dom Aguirre. O canteiro central entre a ponte Francisco Dellosso e a Praça Lions diminuirá de tamanho para dar lugar a uma faixa extra no sentido centro-bairro. "A pista vai crescer para o canteiro central, que é o espaço que a gente tem. Do lado direito há a limitação do rio", explicou o secretário. No sentido oposto, a pista será estendida do lado direito, avançando pelo que é hoje a calçada. A mudança ajudará no acesso dos carros que entram na marginal vindos da avenida Afonso Vergueiro. No acesso à mesma avenida, sentido bairro-centro, também haverá alargamento da pista. "A praça Lions propriamente dita, o jardim, vai diminuir de tamanho". O famoso "toten" que sinaliza a praça foi retirado com cuidado. (Regina Helena Santos)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=318083


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock