Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Agosto de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Hospitais filantrópicos de Sorocaba recebem certificação de qualidade

Notícia publicada em 06/05/2010



Com investimento anual de R$ 1,5 milhão o programa CPFL de Revitalização Hospitalar trabalha o aperfeiçoamento da gestão administrativa-hospitalar de 49 hospitais filantrópicos em todo Estado de São Paulo. As entidades estão localizadas nas cidades que formam a base de atuação da companhia de energia elétrica. Participam do programa na região o Hospital Santa Lucinda e o Hospital Evangélico e as Santas Casas de Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora. No último dia 29, em Campinas, essas entidades receberam as certificações de qualidade aferidas após a realização de visitas de auditoria que verificaram a aplicação dos conhecimentos adquiridos por intermédio do programa social da concessionária.

A Santa Casa de Sorocaba recebeu Certificação de Reconhecimento, expedida pela CPFL e pelo Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo (Cealag) por ter obtido um crescimento de 108,83% na avaliação qualitativa. O Hospital Santa Lucinda, o Hospital Evangélico e a Santa Casa de Votorantim receberam a Certificação Categoria Prata. A Santa Casa de Salto de Pirapora ficou com a certificação Categoria Bronze.

De acordo com a empresa, em Sorocaba, o programa da CPFL possibilitou ao Hospital Evangélico saltar da 44ª posição entre os melhores do Estado de São Paulo para a 6ª posição, segundo pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde. Entre as principais melhorias implantadas, destacam-se o estabelecimento de missão, visão e valores do hospital; compartilhamento por meio da formação de subgrupos de trabalho, incentivando a pró-atividade e a tomada de decisões colegiadas; avaliação, tendo ferramentas como os indicadores; pesquisas do clima organizacional e de satisfação dos clientes; formalização de planejamento através do Planejamento Estratégico Anual e o início da implantação da Política de Humanização do SUS.

Categorias de certificação

A certificação é dividida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação obtida individualmente pelas instituições. Os critérios de pontuação foram definidos pelo Compromisso pela Qualidade Hospitalar (CQH) para hospitais com mais de 150 leitos. Um outro critério de avaliação, criado pela CPFL em parceira com o Cealag para hospitais de 50 a 150 leitos, também possui as mesmas três categorias e reconhece os esforços das instituições para melhorar os seus processos internos. É um mecanismo de incentivo para que os hospitais continuem a busca pela excelência, alcançando a pontuação e a qualidade exigidas nos critérios do CQH, explica Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial da CPFL Energia.

Dos 49 hospitais participantes do programa, sete são considerados instituições de referência pelo porte e pelas cidades onde se encontram. São nesses locais que os treinamentos são realizados. Das sete entidades que sediam o programa, uma atingiu a Categoria Prata (Santa Casa de Santos), e três a Categoria Bronze (Santas Casas de Araçatuba, Araraquara e Ribeirão Preto).

As Santas Casas de Bauru, Jaú e Sorocaba serão reconhecidas pelo empenho no programa. Desde a primeira avaliação, as pontuações cresceram 70% e 108% para Bauru e Sorocaba, respectivamente. Jaú passou a ser considerada referência recentemente mas também será reconhecida por ter obtido boa pontuação em sua primeira avaliação.

Das outras 42 instituições participantes, consideradas de menor porte, 37 receberão a certificação que comprova a adoção de práticas mais humanas no atendimento aos pacientes, formação gerencial, padronização de procedimentos de enfermagem e protocolos clínicos, entre outros. Apenas cinco ainda não alcançaram a pontuação necessária, mas também demonstraram melhora significativa na pontuação.

A partir da consultoria recebida, as instituições participantes do programa criaram comitês de revitalização regionais que garantirão a continuidade dos trabalhos mesmo após o término da parceria com a CPFL. Nosso objetivo é dar ferramentas e conhecimento para esses hospitais para que eles possam, por eles mesmos, desenvolver e aperfeiçoar suas técnicas gerenciais, afirma Augusto Rodrigues. Ele destaca também que os participantes do programa foram motivados a criar redes para solução de problemas comuns e a obter o engajamento da sociedade para ações voluntárias em benefício das instituições.

Ajuda desde 1997

O apoio sistemático aos hospitais filantrópicos teve início em 1997, a partir da privatização do setor elétrico. Até 2004, a CPFL Energia baseava suas ações em doações, principalmente de equipamentos hospitalares. A partir de 2005, quando recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), a CPFL revisou e mudou seu posicionamento em relação às instituições beneficentes. Substituiu as práticas assistencialistas pelo compartilhamento de informações e estímulo à formação de redes.

Entre 2005 e 2007 foi implantado um projeto piloto beneficiando 19 hospitais das regiões de Franca e Piracicaba. O sucesso motivou a difusão da iniciativa para todos os hospitais filantrópicos atendidos pela CPFL Energia no estado de São Paulo. Entre 2008 e 2010 o programa foi aplicado em 49 hospitais de 39 municípios das regiões de Araraquara, Araçatuba, Baixada Santista, Bauru, Ribeirão Preto e Sorocaba. A próxima etapa beneficiária 80 hospitais de 52 cidades das regiões de Barretos, Campinas, Marília, São José do Rio Preto e São José do Rio Pardo.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=291656


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/08/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock