Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba ganhará feira de orgânicos no Campolim

Notícia publicada em 07/10/2016



Sorocaba ganhará feira de orgânicos no Campolim

Lançamento será no dia 22 de outubro, das 8h às 12h

Os munícipes adeptos do consumo de alimentos mais saudáveis ganharão mais um espaço para adquirir frutas, verduras e legumes orgânicos na cidade. No dia 22 de outubro, a Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dará início à Feira do Produtor Rural no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. O evento ao ar livre será realizado durante o ano todo nesse local, sempre aos sábados, das 8h às 12h.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da Feira do Produtor Rural é popularizar o acesso a produtos de origem orgânica e da agricultura familiar, ter um caráter educativo para seus participantes e consumidores, oportunizar ao pequeno produtor rural comercializar produtos de forma direta ao consumidor, visando à melhoria na relação oferta e demanda de produtos.

No local, o público poderá adquirir produtos variados, como morango, banana, alface, couve, beterraba, cenoura, berinjela, brócolis, couve-flor, entre outros. Tudo fresco, já que é colhido um dia antes pelos feirantes. Até este momento, devem participar 11 produtores de Araçoiaba da Serra, Piedade, Iperó e Ibiúna.

Durante a feira, todos os produtores vão utilizar boné, crachá, camiseta e avental, com a devida identificação. Além disso, os estandes terão formato padrão, com banner de identificação da propriedade e “saia” frontal com logomarca do programa, mesa de apoio e placas de identificação de preços dos alimentos.

Capacitação

Para a realização da iniciativa, desde abril deste ano a Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, estão capacitando gratuitamente 21 produtores rurais de agricultura familiar, orgânicos ou em transição agroecológica de Sorocaba e região.

Com uma carga de 272 horas, o curso é dividido em sete módulos, com aulas teóricas e práticas sobre: Normas e Procedimentos, Produtos para comercialização, Construção de estande de bambu, Comercialização, Gestão de negócio, Feira do Produtor Rural e Consolidação do Programa. O treinamento termina em novembro.

Nas aulas, os participantes estão aprendendo a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, promovendo uma relação de confiança e respeito. “Eles conhecem muito da produção, mas não tanto da técnica de vendas”, explica o instrutor do Senar, Luis Bramante. Outro aprendizado dos alunos durante o curso foi a confecção dos seus próprios estandes utilizando bambu tratado.

Aula prática

Na manhã desta quinta-feira (dia 6), a capacitação ocorreu no Parque “Carlos Alberto de Souza”. Uniformizados e identificados com crachá do programa, eles puderam montar o estande, treinar o que já aprenderam, inclusive a exposição das frutas, verduras e legumes, e comercializar os alimentos no local.

A produtora rural Lucia Nunes de Lima Vidal, de Ibiúna, está achando esta oportunidade muito interessante. “Estamos com uma expectativa muito boa neste novo espaço. O nosso diferencial é um produto fresco e de ótima qualidade”, destaca. Ela já comercializa na Feira de Transição Agroecológica e Orgânica, realizada semanalmente no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista.

Outra produtora que participará da feira no Campolim é Maria Rodrigues dos Santos, de Iperó. Ela explica que o trabalho na produção de alimentos orgânicos não beneficia apenas a saúde do consumidor – já que são livres de resíduos de agrotóxicos -, mas também são produzidos com respeito pelo meio ambiente. “Quem consome este tipo de produto também contribui para a proteção do meio ambiente, o cuidado que temos é do começo ao fim. O sabor é diferente e o preço é bom, porque a nossa relação é direta com o consumidor final”, garante.

Edital de chamamento

A Secretaria do Meio Ambiente vai publicar no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (dia 7) um edital de chamamento para os produtores que queiram participar da feira. Os interessados deverão apresentar o formulário cadastral, acompanhado dos documentos necessários, entre os dias 10 a 18 de outubro, das 9h à 16h, na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Avenida Rudolf Daffenner, 105, no Alto da Boa Vista.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas que exploram a terra com fins econômicos ou de subsistência, assentados de Reforma Agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), agricultor familiar, ou produtor em comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária, ou agricultor urbano e periurbano, meeiros e arrendatários de propriedades rurais neste regulamento denominado Produtor Rural, numa abrangência de 60 quilômetros de Sorocaba.

Outra condição é participar do Programa Feira do Produtor Rural, realizado pelo Sindicato Rural de Sorocaba e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo telefone (15) 3238.2366.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock