Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Fevereiro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba ganha roteiros para visitantes conhecerem cidade sede da Argélia

Notícia publicada em 10/06/2014



Sorocaba ganha roteiros para visitantes conhecerem cidade sede da Argélia

A entrega de 25 alcorões à delegação da Argélia, a criação e distribuição de folder com dicas para turistas - inglês e português - e a implementação de roteiros turísticos em quatro línguas. As ações locais - relacionadas à Copa do Mundo - foram idealizadas e colocadas em prática pela direção do Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau. O livro sagrado do islamismo, o alcorão, foi obtido por meio do Instituto Jerusalém de Campinas, e devem chegar às mãos dos jogadores ainda esta semana, adiantou a diretora presidente do Convention, Gláucia Freitas. Quanto à programação turística - envolve cinco roteiros - deverão ser disponibilizados pela rede hoteleira, além de pontos estratégicos como a Casa do Turista, no centro da cidade.

Integrante da Câmara da Copa no Estado de São Paulo, Gláucia Freitas explicou que a participação do Convention & Visitors Bureau na promoção de destinos foi essencial para a escolha de diversos municípios. A própria criação de um comitê para tratar dos assuntos relacionados ao Mundial foi sugerida pela instituição, acrescenta ela. Embora pouco conhecido, o Convention & Visitor Bureau nasceu em Detroit. Existe há mais de 120 anos. Somente no Brasil está presente há 115 anos. No Estado de São Paulo são 20 instituições atuando em várias regiões, tendo como objetivo principal a capacitação e promoção de destinos para turismo de eventos, sejam científicos, médicos, esportivos, entre outros.

"As escolhas das cidades-sede das seleções são ações concretas das diretorias da instituição", afirmou Márcio Santiago de Oliveira, que é presidente da Confederação Nacional de Convention & Visitours Bureau, e da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de São Paulo. Quando esteve em Sorocaba para o lançamento do Calendário Oficial do Estado de São Paulo de Festas e Eventos, Márcio Oliveira - faz parte também do Conselho Estadual de Turismo - falou sobre as exigências da FIFA. "Se escolheu a cidade (FIFA) é porque tem estrutura e passou no crivo de exigência", ressaltou. "A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos que serão realizados aqui faz com que as cidades e o país ganhem visibilidade internacional."

Recepção e benefícios

O representante de Convention Bureau no país falou sobre a importância das cidades receberem bem os turistas de uma forma geral, independente da origem (estrangeiro ou brasileiro de qualquer parte do país). Também destacou o legado pós Mundial. "A Copa no meu modo de entender já passou, mas é preciso pensar no que isso vai impactar no futuro. Isso porque vai depender das ações de agora." Oliveira explicou que a instituição é apartidária, mas dependendo do evento recebe apoio do Poder Público. Às vezes o evento exige o fechamento de rua, agilidade com a parte burocrática, ambulância e aparato de segurança, exemplifica.

"Quando o Poder Público une-se à iniciativa privada e serve a população, que é o grande sonho de todo mundo, porque o Poder Público são servidores públicos que estão aí para servir o povo, ocorre um casamento maduro em que cada um respeita seu espaço. E a população que está na ponta é quem ganha", destacou. Márcio Oliveira ainda explicou que o único segmento que traz "dinheiro novo" para as cidades é o turismo. "É o setor que mais emprega no mundo." O Brasil deve crescer 15% este ano no setor de turismo, na área de contratação de pessoal, prevê ele. Trata-se de uma atividade que não concentra, mas distribui riquezas, ressaltou.

"Isso se reverte, num segundo momento, em melhorias para o munícipe que fica na ponta e, muitas vezes, nem sabe que foi beneficiado com uma rua melhor por causa do retorno com receita que entra para a Prefeitura."

Turismo em foco

O "Roteiros Turísticos - Visite Sorocaba" surgiu com a proposta de atender aos visitantes que desejam conhecer melhor a cidade. Isso porque a demanda turística é real por conta da diversidade de eventos de negócios. E a implementação do Centro de Informações Turísticas - denominada Casa do Turista - impulsionou o Convention a elaborar cinco roteiros que devem ajudar a incrementar o setor durante o campeonato. A diretora presidente do Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau, Gláucia Freitas, informou que os projetos contemplam: City Tour, Roteiro Ecológico, Roteiro dos Parques Urbanos, Roteiro Sacro e Roteiro dos Tropeiros.

As atividades turísticas dos cinco roteiros têm como foco grupos de turistas, sendo de visitantes a negócios/eventos, acompanhantes, lazer/eventos sociais, pessoas de melhor idade ou estudantes. Os folders para a divulgação dos roteiros estão quatro línguas: português, inglês, japonês e espanhol. Todos os roteiros oferecem café wellcome e almoço, além de um guia bilíngue.

ROTEIROS

City Tour:
Welcome Coffee
Paço Municipal
Estação Ferroviária
Museu da Estrada de Ferro Sorocabana
Palacete Scarpa
Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba
Praça Frei Baraúna (Fórum Velho)
Mosteiro de São Bento
Catedral Metropolitana Nossa Sra. da Ponte
Parque Campolim
Almoço

Roteiro Ecológico:

Welcome Coffee
Zôo “Quinzinho de Barros
Jardim Botânico

Roteiro dos Parques Urbanos:
Welcome Coffee
Parque das Águas
Parque dos Espanhóis
Parque da Água Vermelha
Almoço
Parque Campolim
Parque Kasato Maru
Parque da Biquinha

Roteiro Sacro
Welcome Coffee
Igreja de Aparecidinha
Igreja de Santa Rosália
Igreja de Santo Antônio
Mosteiro de São Bento
Catedral Metropolitana
Igreja Presbiteriana
Almoço
Paróquia São Carlos de Borromeu
Largo do Divino
Capela de João de Camargo

Roteiro dos Tropeiros:
Welcome Coffee
Capela do Divino
Praça 9 de Julho
Almoço
Largo de São Bento
Rua XV de Novembro
Praça dos Tropeiro

Fonte: Sorocaba e Região Convention & Visitor Bureau

Informações sobre os roteiros turísticos

Casa do Turista
Av. Dr. Afonso Vergueiro, 310, no Centro
Segunda à sexta-feira, das 8h às 17
Fones: (15) 3233-2043 e 3211-2043

Sorocaba e Região Convention & Visitors Bureau
Rua Aníbal Costa Dias, 442 - 2º andar - sala 1 - Vl. Lucy
Fone: (15) 3417-1980 - Nextel: (15) 7834-4787 - ID: 55*129*19874
Site: www.sorocababureau.com.br 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/551558/sorocaba-ganha-roteiros-para-visitantes-conhecerem-cidade-sede-da-argelia


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock