Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba ganha espaço alternativo de cinema com o Ponto MIS

Notícia publicada em 07/04/2016



Sorocaba ganha espaço alternativo de cinema com o Ponto MIS

Além da exibição de filmes gratuitos mensalmente, o programa ainda oferece palestras, oficinas e bate-papo sobre audiovisual.

Os fãs da Sétima Arte já podem comemorar uma novidade: Sorocaba acaba de ganhar o seu Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som). O espaço alternativo de cinema vai ter sede no Barracão Cultural e começa a funcionar neste mês de abril. Os filmes da estreia serão “As Bicicletas de Belleville” (2003), de Sylvain Chomet, e o curta-metragem brasileiro “Thomás Tristonho” (2011), de André Saito e Cesar Nery, que serão exibidos nos dias 18, às 15h, e nos dias 19 e 20, às 19h. A entrada é gratuita.

O Pontos MIS é uma iniciativa particular do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo (SP), que visa, principalmente, a democratização do acesso ao cinema. O programa tem como objetivo oferecer novas possibilidades aos municípios que não possuem salas de cinema e atividades audiovisuais, tanto quanto para as cidades que, apesar de salas de exibição, necessitam de programações diversificadas. Graças a um convênio entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o MIS, a população ganha este espaço público e alternativo de cinema.

“Esta é uma grande conquista e vai ao encontro da nossa Política Cultural de formação de público consciente e crítico, além da promoção de atividades democráticas e a circulação de uma programação de qualidade. Há anos Sorocaba pleiteava fazer parte do programa, que priorizava apenas os municípios com menos habitantes. Desde o ano passado estávamos em negociação e neste ano conseguimos incluir Sorocaba na programação. Estamos muito felizes”, destaca a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes.

O Ponto MIS Sorocaba será coordenado pelo Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural da Secretaria da Cultura e realizado em conjunto com o CINE Barracão, que também tem sede no Barracão Cultural e é quinzenal. Na semana de exibição do Ponto MIS, o espaço se chamará CINE Barracão – Pontos MIS.

Todo mês haverá a exibição de um longa-metragem e de um curta-metragem no Barracão Cultural, que fazem parte da programação de filmes do Pontos MIS. Uma das linhas do Programa, no que se refere à escolha da programação, é oferecer uma possibilidade diversa de fruição, com filmes divertidos, de qualidade, mas que estão fora dos circuitos comerciais de cinema. Serão feitas três sessões: uma à tarde voltada a escolas, grupos da terceira idade, faculdades, além de público espontâneo, e duas exibições à noite, voltadas ao público espontâneo.

De acordo com Janaína Caldeira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural, a escolha do Barracão Cultural para ser o PONTO MIS em Sorocaba se deu pela sua localização central e de fácil acesso, já que fica próximo ao Terminal Santo Antônio. “Além disso, escolhemos este espaço pela sua própria vocação, já que foi criado para ser um centro alternativo de múltiplas atividades culturais, com várias formas de aproveitamento”, explica.

O Barracão Cultural tem capacidade para 50 pessoas e está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. A distribuição dos ingressos ocorrerá gratuitamente no espaço, trinta minutos antes do início da sessão.

Mais atividades gratuitas

De acordo com a Secretaria da Cultura, a cada dois meses ainda ocorrerão oficinas, palestras e bate-papos oferecidos pelo programa. A primeira oficina em Sorocaba será “A Música do Filme: das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema” e está marcada dia 18 de abril, das 18h às 22h, também no Barracão Cultural.

O objetivo da oficina é apresentar ao participante o universo da música de cinema em vários aspectos, desde as origens e a evolução da composição musical no cinema, a importância da música na narrativa cinematográfica, os compositores de trilha sonora e finalmente os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo.

Tony Berchmans é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”, compositor e produtor musical, engenheiro pós-graduado em Comunicação pela ESPM-SP, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema e internet. Desde 2001 atua na Sound Design, produtora especializada na criação e produção de fonogramas publicitários.

Em maio de 2007 foi curador do “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado no Rio de Janeiro, evento inédito no Brasil, que trouxe personalidades importantes da música de cinema, como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, entre outros. Participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil e apresenta o “Cena Sonora”, programa da rádio Faap que explora o universo da música dos filmes.

Profere palestras e ministra cursos sobre produção de som em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi -Morumbi , Faculdades Oswaldo Cruz e SESC, e escreve sobre trilhas sonoras e sound design para sites e revistas. Atualmente vem se apresentando com seu projeto CINEPIANO, onde acompanha ao vivo filmes clássicos do cinema mudo, ao piano solo.

Serão oferecidas 30 vagas para pessoas com idade a partir dos 16 anos, que serão preenchidas por ordem de chegada. As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (15) 3212.7280 ou pessoalmente no Palacete Scarpa (sede da Secretaria da Cultura), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br

Sobre os filmes

As Bicicletas de Belleville

(França, 2003, 78 min)

Direção: Sylvain Chomet

Elenco: Jean-Claude Donda, Michel Robin, Michèle Chaucheteux e Monica Viegas

Idioma: Disponível na versão dublada e na versão legendada

Gênero: Animação

Classificação: Livre

Quando Madame Souza deu uma bicicleta para seu neto Champion, ela não imaginava que esse presente provocaria a maior aventura de suas vidas. Com o passar dos anos, eles desenvolvem uma paixão por corridas de bicicleta que culmina com a participação de Champion na mais disputada competição do gênero, a Tour de France. Porém, durante a corrida, Champion é sequestrado pela máfia e Madame Souza se lança em uma busca frenética por seu neto, auxiliada por seu velho cão Bruno e por três velhas senhoras que formam uma bizarra banda de jazz. Animação indicada a dois Oscars, As Bicicletas de Belleville mostra todo o sacrifício de uma avó para reencontrar seu neto amado.

Thomás Tristonho

(Brasil, 2011, 18 min)

Direção: André Saito e Cesar Nery

Elenco: Thomas Huszar, Guilherme Seta, Gabriela Cerqueira, Nilton Bicudo, Bri Fioca e Jeyne Stackflett

Classificação: Livre

Thomás Tristonho cresceu acreditando ter o poder de entristecer tudo o que tocava. Ao conhecer Isabella, o toque de Thomás é desejado mais do que nunca e a única maneira de fazê-la feliz será assumindo o risco de deixá-la triste.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock