Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 09 de Dezembro de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Futuro da cidade está na valorização ambiental

Notícia publicada em 07/04/2010



A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua que saúde não é apenas a ausência de doença, mas o mais completo estado de bem-estar, físico, mental e emocional. Uma pessoa saudável é aquela que tem o corpo e a mente funcionando em perfeita harmonia e, consequentemente, está sempre (ou quase) otimista, em alto astral, de bem com a vida, como popularmente se afirma.

Mas como manter a saúde nessa plenitude vivendo em cidades em franco desenvolvimento, como Sorocaba? De que maneira as pessoas, de maneira geral, independente da idade, profissão e estilo de vida, podem se manter saudáveis convivendo com o ritmo alucinante do dia a dia urbano?

Pois este ano, a OMS definiu para o Dia Mundial da Saúde - comemorado hoje, 7 de abril - o tema Urbanismo e Saúde, atrelado à campanha 1000 Cidades, 1000 Vidas, com o objetivo de debater o efeito da urbanização sobre a saúde coletiva, em nível global. Em Sorocaba, atividades como as 24 Horas de Caminhada, na sexta, a partir das 9h, na pista da Prefeitura, é um dos eventos programados.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado desde 1950 e o tema está relacionado diretamente à alimentação adequada às necessidades pessoais de cada ser humano e hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física regular e devidamente orientada. Por isso, também, a data de 6 de abril marca o Dia Mundial da Atividade Física.

Sorocaba tem o conceito de Cidade Saudável - Cidade Educadora, difundido pela administração municipal, e endossado por alguns especialistas da área médica e urbanística. A cidade avançou em termos urbanísticos, avaliam, mas a preocupação com a preservação ambiental deve ser perene, aconselham, porque a degradação da urbe (cidade) traz efeitos nocivos à saúde da população.

Mas preservar a saúde coletiva requer muito mais. Para o engenheiro Adalberto Nascimento, ex-secretário municipal de Transportes e que atualmente trabalha como consultor de várias prefeituras, a questão da saúde pública nas cidades médias (como Sorocaba) e centros urbanos maiores está centrada em dois fatores: a grande concentração urbana e a falta de um planejamento para absorver todo esse contingente que chega dos mais variados lugares para viver no mesmo espaço geográfico, denominado cidade.

Há muito pouco tempo o ser humano se deu conta da problemática em que ele vive, da destruição que foi feita do planeta, da devastação. Esse retorno à natureza é, de certa forma, recente. Gradativamente foi se incorporando e isto se deve muito à educação, enfatiza Nascimento.

Evitar erros

O engenheiro destaca que infelizmente as médias cidades brasileiras estão copiando os erros dos grandes municípios. Tem que ter um enfoque sistêmico das cidades, e há a necessidade de planejamento para dar condições dignas para os idosos e também preocupar-se com a juventude. Temos que minimizar os malefícios e tentar impedir que novos ocorram, alerta.

Para Nascimento, é essencial investir na educação das crianças, mas educação no contexto global, não somente de informação, para que, no futuro, as cidades sejam espaços saudáveis de morar e conviver. É preciso que haja essa preocupação com o futuro das cidades nos seus múltiplos contextos. Às vezes, frear o crescimento pode ser uma atitude muito saudável para promover o desenvolvimento real de uma cidade, nos seus aspectos urbanístico, humano e social, adverte o engenheiro.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=281444


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 09/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock