Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Futebol é usado para a sociabilização de crianças

Notícia publicada em 16/09/2010



Usar o futebol como forma de sociabilização e buscar para crianças e adolescentes benefícios que vão além da atividade física é a proposta da Associação Bola da Vez. Com oito anos de existência a entidade atende cerca de 550 crianças de 7 a 16 anos. O número de vagas, porém, pode ser duplicado para o ano que vem, adianta o fundador do projeto, o professor de educação física Marzukevicz Faria, mais conhecido como Kedão. Ele explica que a entidade está pleiteando uma verba junto ao Ministério do Transporte. Sem especificar os valores, o professor afirma que seria suficiente para sustentar o programa por até um ano. Estamos tentando (a verba) pela Lei de Incentivo ao Esporte, que trabalha com desconto no Imposto de Renda. Pelas últimas informações que tivemos, o projeto está pré-aprovado, comentou ele.

Com a expectativa de mais recursos para o projeto, afirma o professor, há também a possibilidade de contratação de mais estagiários e professores. Hoje são quatro estagiários e, caso o dinheiro seja liberado, a entidade poderá contar com sete estudantes universitários e quatro professores de Educação Física. Além de ampliar o trabalho vamos oferecer mais qualidade, argumenta Kedão. Hoje são cinco núcleos que mantêm o projeto e, assim, o Bola da Vez, está presente nos bairros Jardim Ipanema, Nova Sorocaba, Jardim Betânea e Parque São Bento. Atualmente o projeto é mantido com o patrocínio da Case, fabricante de máquinas agrícolas e da construção civil. Além disto, o Clube Atlético Sorocaba fornece as bolas dos treinos e o transporte das crianças para jogos e eventos.

Desenvolvimento e disciplina

O futebol pode ser uma maneira de ajudar no desenvolvimento de crianças com dificuldade de relacionamento, seja ele a timidez ou a agressividade. Além disto, é uma alternativa no combate à obesidade. Kedão explica que o projeto dá prioridade às crianças carentes mas não é raro receber crianças e jovens encaminhados pelo Conselho Tutelar ou encaixados no projeto por pedido de escolas ou até mesmo dos pais. Ela vem, fica aqui um ano, por exemplo, mas ninguém sabe porque ela está aqui. Nas aulas ela é como outra qualquer, comenta ele.

O futebol, explica o professor, é usado como atração para que as crianças tenham contato com um modelo mais saudável e regrado de vida. Ele comenta que as aulas são totalmente gratuitas, e também o uniforme dos treinos e jogos. Em contrapartida os alunos têm de frequentar a escola e apresentar bom rendimento escolar. Os alunos ganham uniforme e material esportivo como bolas, cones e coletes. As atividades são realizadas em quadras e espaços cedidos por empresas ou poder público. Por conta do tempo seco, as aulas da parte da tarde tiveram o horário alterado e o início, marcado para às 14h30 passou para às 16h.

De aluno a professor

O projeto existe desde 2002 e representam verdadeiras mudanças na vida de alguns de seus participantes. A história do futuro professor de educação física, Juliano da Silva, 22 anos, é um desses exemplos. Ele participou do projeto e hoje é um dos estagiário que auxiliam Kedão nas aulas de futebol. O estagiário lembra que sempre gostou de atividades físicas, por conta de seu interesse, esforço e com a ajuda do Kedão, conseguiu bolsa de estudos na Faculdade Véris Uirapuru. Foi muito importante para mim pois eu não teria condições de pagar uma faculdade, afirma Juliano.

Kedão revela que o trabalho é aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e trabalha no cadastramento do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Quem deseja ajudar o projeto ou saber mais sobre o Bola da Vez pode ligar nos telefones 3016-9327 ou 9704-0594 ou acessar www.boladavez.org.br .


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=344260


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock