Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Setembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Fogos de artifício exigem muito cuidado

Notícia publicada em 14/06/2010



Este mês não faltam motivos para festejar: além das festas juninas, a Copa do Mundo de futebol também mobiliza o Brasil. Mas, além dos comes e bebes típicos dos "arraiás" e da decoração verde-e-amarelo, cornetas e apitos durante os jogos, para muita gente a comemoração inclui os perigosos fogos de artifício.

Apesar de largamente utilizado no país, o artefato pode causar sérios danos a quem o manuseia. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM), em 70% dos casos de acidente com fogos a vítima sofre queimadura; em 20% lesões com lacerações ou cortes; e em 10% dos casos mutilações (principalmente nos dedos), perda de visão e surdez.

Além disso, existe o problema da fabricação clandestina do produto, que utiliza mão-de-obra infantil e semi-escrava, exposta a riscos constantes de explosão.

Diante de tantos riscos aos consumidores e dos problemas sociais, vale repensar o uso dos fogos. Mas quem não abre mão do artefato em suas comemorações, deve ficar muito atento para evitar acidentes. A utilização dos fogos deve ser muito cuidadosa - de preferência, feita apenas por um profissional e nunca por crianças.


Confira algumas dicas:

- Compre sempre em lojas credenciadas pelo Corpo de Bombeiros. Evite camelôs ou empresas de "fundo de quintal". Denuncie aos bombeiros e ao Exército sua existência.

- Verifique as informações obrigatórias na embalagem: instruções de uso, nome correto do fogo de artifício (foguete, rojão etc.), a data de fabricação e validade, peso bruto e peso líquido, número de registro no Exército, responsável técnico e seu registro profissional (em geral, engenheiro químico), procedência (fabricante e comerciante e respectivos CNPJ e endereço), bem como a classe do produto. Não adquira fogos sem embalagem.

- Não solte fogos perto de hospitais, fiações elétricas ou árvores.

- Não entregue fogos a pessoas alcoolizadas ou inabilitadas para o uso.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=309728


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock