Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Famílias desmontam casas para construção da CEI-16

Notícia publicada em 21/06/2011



Notícia publicada na edição de 21/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A

Telma Silvério
telma.silverio@jcruzeiro.com.br

O final de semana e o início desta semana foi de "marretadas" para as famílias de vários imóveis a serem desapropriados, nas ruas Moacyr Figueira e Ema Zacchi Police, para a construção do prédio do Centro de Educação Infantil 16 (CEI). Antes de desocupar as casas os moradores arrancavam portas, janelas, louças e demais objetos de valor. Quinze imóveis devem ser demolidos naquela região e o prazo para a desocupação venceu ontem. Algumas famílias aguardam a posição de advogados que batalham melhor avaliação dos imóveis, além do reembolso para custo da mudança.

A catadora de recicláveis Meire Elaine Nunes Cavalcante, 40 anos, aluga há quatro anos um dos imóveis a serem desapropriados. Apesar de estar ciente do prazo, ela afirmava que não sairia porque não tem para onde ir. Mãe de três filhos - 5 anos, 13 anos e 15 anos -, ela teme pelo futuro da família. Paga hoje R$ 260,00 por mês na casa e não acredita que possa encontrar outra naquela região próximo a esse valor. "A dona daqui também não apareceu para falar com a gente. Acho que ela não foi chamada ainda," ressalta.

Até mesmo o depósito local, vizinho à ponte dos Ferroviários, foi desocupado na semana passada. Meire explica que embaixo da ponte sobrou somente lixo. O profissional de reforma em geral, Sebastião Aparecido de Souza, 40, do Jardim Planalto, conta que o final de semana ajudou o colega Nelson Aparecido Caetano, 55, a fazer sua mudança. Caetano tinha um ponto para venda de garapa há quinze anos. Ele residia no imóvel que alugava. No final de semana aproveitou para se mudar.

Por ser conhecido da vizinhança conseguiu um imóvel provisório, no começo da rua Comendador Oeterer. "Mas é provisório," destaca. Caetano conta que alguns imóveis não foram desocupados ainda por causa de contestações dos valores oferecidos na desapropriação ou porque os proprietários ainda não receberam intimação. A dona de casa Milca de Oliveira, 39, e seu pai, o aposentado Mário Francisco de Oliveira, 68, por exemplo, moram na casa há 28 anos e prometem sair somente depois de ouvir o advogado da família e receber o valor que considerarem "justo".

Milca conta que há vários dias sofre com a depressão e é obrigada a tomar vários medicamentos. Ela explica que a avaliação de peritos foi inferior ao preço de mercado, então resolvei acionar corretores e outros peritos para avaliar o seu imóvel, que tem 300 metros quadrados de construção. "Tínhamos três inquilinos e já estamos no prejuízo porque estão desocupando," ressalta a dona de casa. Já a cabeleireira Marlene Gorete Batista, 48, estabelecida há sete anos, fala da dificuldade em encontrar um fiador que atenda às exigências das imobiliárias. "Querem escritura e não sei o quê. Salão até a gente encontra, mas tá difícil essa burocracia toda," critica.

Na rua Pedro José Ribeiro, a única casa a ser desapropriada, a de n.º 62, cujo espaço oferecerá outro acesso para o CEI-16, a proprietária ainda aguardava o depósito do dinheiro para poder fazer a mudança, pois já tinha até uma casa em vista. Enquanto na rua Moacyr Figueira, a maior parte dos imóveis residenciais e comerciais já estão desocupados. Alguns deles quase totalmente demolidos, inclusive os de números 301, onde residiam três famílias e o 311 que era ocupado por duas outras famílias.


Fonte: http://www.sorocaba.com.br/painel/?p=noticias


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock