Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba expôs ações de Educação Ambiental visando redução do lixo

Notícia publicada em 06/09/2016



Sorocaba expôs ações de Educação Ambiental visando redução do lixo

O Departamento Regional da Saúde (DRS) XVI realizou nesta terça-feira (dia 6) o Seminário “Resíduos sólidos e sua interface com as ações de controle do Aedes aegypti”. Sorocaba foi uma das cidades a apresentar seu trabalho educativo com relação à redução do lixo. O encontro ocorreu no auditório do DRS e reuniu mais de 50 técnicos de saúde e de meio ambiente da região de Sorocaba.

O evento teve como objetivo proporcionar espaço de conhecimento e reflexão relativos ao manejo e ao controle de resíduos sólidos, e sua interface com as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. O intuito foi o de propor estratégias para mudança de comportamento no controle de criadouros desse mosquito.

Na palestra “Estratégias educativas aplicadas à redução de resíduos sólidos”, ministrada por Carolina Barisson, da área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, foi apresentada a exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta”. De junho a novembro de 2015, a mostra passou por diversas vias de todas as regiões da cidade, mostrando aos munícipes contêineres transparentes lotados de lixo. O objetivo foi o de impactar as pessoas e sensibilizá-las sobre a importância de se evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques e praças da cidade.

Na ocasião, Carolina Barisson também falou sobre a programação da Semana do Lixo Zero 2016, que visou promover o conceito Lixo Zero, criando alternativas de gestão sobre os resíduos que são gerados. Entre as atividades, a palestrante citou as oficinas de reaproveitamento de materiais descartáveis como, por exemplo, utilizar jornal para fazer saquinho para cesto de lixo seco e utilizar garrafas pet, potes de margarina e caixa de leite para confeccionar uma horta de temperos.

Outra experiência mostrada no seminário foi o plantio de árvores em áreas públicas que são utilizadas irregularmente para o descarte de lixo. Na programação da Semana do Lixo Zero, a Secretaria do Meio Ambiente plantou 350 exemplares arbóreos em duas áreas públicas do Nova Esperança, com a participação de 400 pessoas da comunidade. Carolina Barisson ainda falou sobre o trabalho realizado com o Coletivo Ambiental de Aparecidinha.

O seminário também contou com as palestras: “Situação Epidemiológica de arboviroses”, com Alice Hirose, do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XXXI; “Educação Ambiental – Comunicação, Informação e Mobilização Social”, com a bióloga Valéria Rusticci, da Secretaria do Meio Ambiente de Itu; “Cidades Inteligentes, soluções para a coleta de lixo”, com Paulo Ribeiro da Silva, da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Sorocaba; e “Agendas propostas pela Sala Nacional para o 2º semestre”, com Sueli Yasumaro Diaz, da Sucen de Sorocaba.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock