Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Empresa vai produzir plano diretor de transporte urbano

Notícia publicada em 14/06/2012



Estudo de consultoria e planejamento está orçado em R$ 1,9 milhão

Notícia publicada na edição de 14/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

Previsto no Plano Diretor do Município de 2004 para ser apresentado até junho de 2006, finalmente o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade para Sorocaba deverá ser traçado. A Urbes -Trânsito e Transportes já abriu licitação para contratar uma empresa especializada em consultoria de engenharia de transportes e de planejamento urbano, para realizar o trabalho. Orçado em aproximadamente R$ 1,9 milhão, o serviço deve começar em julho e ser concluído em 12 meses, com a finalidade de atender à lei federal nº 12.587/2012. Se no prazo de três anos a cidade ainda não tiver o Plano Diretor, ficará impedida de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana.

Conforme a Urbes, a contratação deve-se à necessidade de ter um instrumento consultivo para a tomada de decisões municipais no âmbito da mobilidade urbana. O trabalho apontará, entre outros itens, as diretrizes para implantação de corredores exclusivos de transporte coletivo e ainda a possibilidade de nortear estudos para modos de transportes de alta capacidade como BRT (ônibus articulado que trafega em canaletas), BRS (corredor exclusivo para ônibus) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos, também conhecido como metrô de superfície), entre outros.

Os estudos deverão contemplar planejamento e pesquisas. Os relatórios serão realizados no município de Sorocaba considerando também deslocamentos oriundos de outras localidades. Dessa forma, o Plano Diretor deverá conter os seguintes itens: avaliação das condições gerais da mobilidade da população; avaliação das condições de circulação na área urbana; avaliação das condições de circulação de mercadorias e cargas na área urbana; avaliação das condições de organização e prestação dos serviços de transporte público; avaliação das condições do plano cicloviário, notadamente aquelas relacionadas às ciclovias; avaliação das condições do transporte suburbano e interurbano no âmbito municipal; avaliação prospectiva do cenário futuro da mobilidade e transporte da cidade; diretrizes gerais e específicas para a mobilidade e transporte; plano de ações; programa de investimentos em infraestrutura, tecnologias e serviços.

Conforme Celso Bersi, diretor de Transportes da Urbes, o Plano de Mobilidade envolve ainda a elaboração, execução e análise de pesquisa domiciliar, o que proporcionará uma radiografia dos interesses e necessidades dos deslocamentos urbanos e dos modos de transporte.
No que se refere à mobilidade para os deficientes, Bersi explica que o Plano Diretor deverá nortear ações no sentido de tornar Sorocaba, no futuro, uma cidade acessível, não só no transporte urbano, mas também com indicação de um plano de calçadas e ruas acessíveis.
A lei federal nº 12.587/2012 determina ainda que as cidades apliquem mecanismos para a redução dos congestionamentos e da poluição e ampliem os recursos em projetos e programas que possam torná-las mais sustentáveis e inclusivas.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=394933


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock