Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 08 de Julho de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Empresa de lixo começa troca e reparos em 9 mil contêineres

Notícia publicada em 19/04/2011



A empresa Gomes Lourenço, contratada da Prefeitura para a coleta de lixo em Sorocaba, já iniciou os trabalhos de reparação e troca de cerca de 9 mil contêineres distribuídos em 28 bairros da cidade. A medida tem como objetivo evitar que os recipientes de plástico utilizados para o depósito dos resíduos residenciais, se tornem potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Isso ocorre porque muitos contêineres estão quebrados e sem tampas. Na manhã de ontem, a substituição começou a ser feita, com a ajuda de dois caminhões, na região na Vila Helena.

A quantidade de contêineres que passarão por reparos corresponde a 20% do total instalado em toda a cidade - 45 mil - e o processo de substituição deve se estender até o final de junho deste ano. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), as condições de cada um serão avaliadas individualmente e serão trocados por novos somente os que não têm mais condição de reparos. Porém, boa parte será levada - e outros novos serão colocados no lugar - para sofrer ações de manutenção, como colocação de rodas e de tampas que foram arrancadas, e posteriormente retornarão às ruas. A ação não está gerando nenhum custo extra à Prefeitura, já que o contrato de coleta de lixo, firmado com a Gomes Lourenço, já prevê locação dos contêineres, sua manutenção, troca e colocação dos depósitos.

Segundo a Secretaria, a novidade, neste caso, é que a Prefeitura está cobrando essa manutenção, com base nos dados da Secretaria da Saúde sobre a incidência da dengue em Sorocaba. Por isso, num primeiro momento receberão a melhoria os bairros onde foram registrados o maior número de casos da doença este ano - Vila Helena e adjacências, Vitória Régia I, II e III, Jardim Atílio Silvano, Vila Formosa, Jardim Maria do Carmo, Vila Gabriel, Barcelona, Colorau, Parque das Laranjeiras, Jardim Santo André, Jardim São Conrado, Jardim Guaíba, Vila Nova Sorocaba e Jardim Los Angeles -seguidos daqueles que receberam os contêineres logo no início da implantação de coleta mecanizada na cidade e, por isso, possuem os mais antigos: Trujillo, Vila Carvalho, Central Parque, Jardim Prestes de Barros, Vila Hortênsia, Jardim São Guilherme, Santa Rosália, Jardim Piratininga, Vila Haro, Jardim São Paulo, Jardim Guadalajara, Jardim Europa, Vila Angélica e Vila Santana.

Alerta

Grande parte dos contêineres que estão destruídos pelas ruas da cidade foram alvo de ações de vandalismo, como quebras e até colocação de fogo. "Vemos que o pessoal faz isso. Já aconteceu de acabar de colocar um contêiner novo num local e a molecada falar que ia destruir de novo", contou um funcionários da Gomes Lourenço que fazia, na manhã de ontem, a lavagem dos galões numa rua da Vila Helena.

A Prefeitura alerta, entretanto, que o argumento de cuidar dos contêineres espalhados pelo bairros não dá aos munícipes o direito de guardá-los dentro das casas ou amarrá-los em determinados locais com correntes ou cadeados. A Seobe alerta que este tipo de procedimento limita o acesso de todos os moradores ao recipiente - cada contêiner é projetado para atender seis residências - além de impedir que a coleta seja feita de forma mecanizada. (Por Regina Helena Santos - regina.santos@jcruzeiro.com.br)


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=288920


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 08/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 10/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 11/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/07/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock