Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Julho de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Duas UBS terão sistema de agendamento de consultas

Notícia publicada em 29/08/2011



Marcelo Andrade
marcelo.andrade@jcruzeiro.com.br


As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Haro e do Cerrado deverão passar a realizar agendamento telefônico de consultas médicas para pacientes idosos e portadores de necessidades especiais, a partir de novembro. Há mais de 8,5 mil idosos atualmente cadastrados nesses dois locais. O projeto é piloto, sendo que a expectativa da Secretaria de Saúde de Sorocaba é de que ao longo de 2012 aconteça a implantação de forma gradativa nas 30 unidades espalhadas pela cidade. Isso deve beneficiar cerca de 64 mil idosos.

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Ademir Watanabe, durante reunião na última sexta-feira com o vereador Francisco França (PT), autor da lei que obriga o município a implantar esse tipo de benefício, que vigora desde junho do ano passado, mas que ainda não vem sendo cumprida, pois ainda está em fase final de regulamentação. A lei n.º 9.164 determina que a Prefeitura deverá implantar sistema que possibilite aos pacientes idosos ou portadores de deficiência agendar, por telefone, suas consultas médicas nas Unidades de Saúde de Sorocaba. Com seis artigos, a legislação, sancionada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), no dia 15 de junho de 2010, determina que, para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta, a sua carteira de identidade ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades terão que afixar, em local visível à população, material indicativo do conteúdo da lei.

Watanabe argumentou que desde que a lei foi sancionada os técnicos da pasta trabalham na regulamentação da lei, já que para a sua implantação, há a necessidade de uma série de adaptações, que vão além da instalação de linhas telefônicas nas unidades de saúde. "Uma equipe da Secretaria da Saúde estudou detalhadamente a melhor maneira de contemplar a lei do vereador França desde a aprovação pela Câmara para que na sua regulamentação seja especificado como funcionará o serviço, observando as necessidades dos idosos e das pessoas com deficiência. Em reunião na última sexta-feira, explicamos ao vereador como isso será feito de acordo com o conceito do Programa Acolhimento. Tudo vem caminhando dentro do planejado", informou.

O secretário informou ainda que será necessário realizar a capacitação dos profissionais da rede, para que estejam aptos a atender os pacientes ao telefone e ainda detectar se é caso de agendamento ou atendimento imediato, entre outras iniciativas.

A primeira etapa, que envolve reunião com equipes, treinamento e divulgação, será cumprida ao longo de setembro; a segunda etapa, segundo o secretário, que inclui cadastros, organização da agenda e instalação de linha telefônica, em outubro. Já a terceira etapa, implantação da lei, será em novembro. As unidades de saúde da Vila Haro e Cerrado foram escolhidas para iniciar o trabalho por que têm maior concentração de pessoas, incluindo idosos.

Watanabe disse ter garantido ao vereador que a Secretaria de Saúde "vai trabalhar com empenho" para implantar a lei, e, principalmente, fazer com que ela realmente funcione, mas para isso precisa de tempo. E, a partir do projeto piloto, poderão ser feitas as demais adaptações necessárias para que a lei seja definitivamente implantada.

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Francisco França (PT), que esteve reunido com o secretário, para tratar da implantação da lei de sua autoria, disse que entende as dificuldades iniciais, mas pediu à administração "atenção especial à lei" e foi taxativo: "Não quero que essa lei seja um "faz de conta", em que o idoso ou portador de necessidade especial ligue no centro de saúde, e encontre burocracia para fazer o agendamento, e chegue a pensar que a lei não existe."

De acordo com o parlamentar, ficou agendada para o dia 21 de outubro, às 15h, uma nova reunião com o secretário e sua equipe, para que acompanhe o processo de aplicação da lei. "Não quero chegar aqui somente em novembro, que já é um prazo longo e ser informado que não conseguiram fazer a adequação necessária para a lei vigorar", ressaltou.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=325242


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock