Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 03 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Domingo Saudável orienta 200 pessoas

Notícia publicada em 08/11/2010



As possibilidades de uma alimentação diversificada, saudável e acessível para uma melhor qualidade de vida foram temas de uma programação desenvolvida na manhã de domingo (7), na Praça "Laudelino do Amaral", no bairro Nova Sorocaba. O projeto Domingo Saudável recebeu em torno de duzentas pessoas, que passaram por testes de glicemia, aferição de pressão arterial e degustação, além de orientações e dicas para ter uma alimentação balanceada. A iniciativa envolveu 20 estudantes do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP.

O projeto foi desenvolvido a partir das visitas dos alunos às casas de pessoas com casos de hipertensão e diabetes na família. A falta de informações e de controle na dieta de quem tem uma das doenças, ou então as duas, foram detectados durante esses contatos que são feitos toda quarta-feira, explicou Edith Di Giorgi, professora de Prática de Atenção à Saúde. Ela comentou que há 5 anos a mudança na grade curricular possibilitou esse trabalho logo no início do curso. Assim os estudantes entendem melhor os pacientes, seus problemas e o próprio sistema público de saúde, acrescentou.

Prevenção

A aluna Fernanda Soares Simoneti, 18, contou que os alunos visitam em torno de vinte famílias toda semana. E disse que muitos sabiam que tinham hipertensão ou diabetes, ou então as duas doenças, mas não faziam o controle adequado. A quantidade de sal ou de açúcar nos alimentos comprovou esse descontrole. Durante o projeto foram fornecidas receitas saudáveis para degustação e distribuída uma cartilha com receitas e dicas para a adequação dos hábitos alimentares.

O Domingo Saudável contou com parceiros como a Universidade Paulista (Unip) de Sorocaba, por meio de docente e alunos de Nutrição; equipes do Sesi, com palestras sobre hábitos saudáveis de alimentação; a Prefeitura, com o "Ônibus da Mulher" e o "Ônibus do Homem"; e Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com a doação de mudas (ipê roxo, ipê amarelo e amora) e orientações sobre como montar uma horta. (Por Telma Silvério)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=363386


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock