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Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

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Sorocaba - Dica de Verão: Por um verão mais saudável

Notícia publicada em 21/12/2010



Com o clima quente atual, nem parece, mas o verão começa oficialmente nesta terça-feira. Com ele, chegam também o calor exacerbado e as chuvas no fim da tarde.

O BOM DIA pediu para a médica Sandra Melo dar algumas dicas para que a estação possa ser aproveitada da forma mais saudável possível.

1. Use roupas leves. Roupas com tecidos que deixem a pele respirar, sem ficar úmida de suor por muito tempo; algodão e outras fibras naturais, cores claras, tecidos tecnológicos tipo "dryfit". Aquela sua bota é linda, guarde para o inverno. Prefira sandálias ou sapatos/tênis com meias de algodão. Você usa terno e gravata? Negocie o ar condicionado com o chefe. A roupa mais adequada vai proporcionar bem-estar no trabalho e no lazer.

2. Comida leve. Abuse de frutas e verduras, saladas, pouca gordura. Nada contra o churrasco; mas se comer carne e gordura demais, vai dar um trabalho extra para o seu corpo. Ele já está se esforçando para manter sua temperatura interna dentro dos limites ideais. Comer menos, de 3 em 3 horas é melhor, em qualquer época do ano. Evita aquele mal estar e sonolência que aparecem depois dos excessos. Comidas cruas - molho de maionese, carpaccio, kibe cru, peixe cru - estragam mais facilmente no calor e não podem ficar esperando na mesa enquanto a fofoca corre solta, coma logo

3. Muito líquido para hidratação. Água, sucos, chás, água de coco. Refrigerantes e bebidas alcoólicas não são líquidos para hidratar, a cerveja só vai hidratar a conta bancária de quem vendeu. Isotônicos foram feitos para atletas, se estiver desidratado -por diarréia por exemplo- pode alternar isotônico com água.

4. Exercícios em horário mais fresco. Nunca foi atleta, não resolva começar agora, ao meio-dia. Caminhadas e outros exercícios ao ar livre são a cara do verão; levante cedo ou deixe para o fim da tarde. Leve a garrafa de água junto e coma alguma coisa leve - fruta, cereal - de meia hora a uma hora antes do exercício. Aproveite o dia e saia cedo, para isso serve o horário de verão! Respeite o seu limite. Cansou demais, está suando muito, com dores...pare !

5. Banhos com água morna. Vai tomar dois ou três banhos por dia, é fato. Use pouco sabonete e água morna. A água quente e o sabonete em excesso vai ressecar a pele, que já está "trincando" pelo sol.

6. Protetor solar obrigatório. Dos 6 meses aos 99 anos, sem negociação. A pele do rosto é diferente do corpo, nem sempre o protetor que você usa no corpo vai se adaptar ao rosto. Experimente um mais específico para o rosto e reaplique durante o dia. Tempo nublado - protetor solar, vai ficar no escritório com luz fria - protetor solar, falei que era obrigatório.

Pode acreditar, seguindo essas dicas você poderá curtir o calor sem problemas.

Moda e esportes também se tornam foco do verão
Conforme a consulta de moda Juliana Sarracini Rolim, a estação vem cheia de possibilidades tão diferentes de moda que se torna impossível fazer uma lista de tendências. Para ela, o importante é se sentir confortável e não fugir do próprio estilo.

"Aliás, essa é a única tendência que temos visto nos últimos dois anos: fim de tendências e escolha múltipla para que cada um monte seus looks de acordo com seus próprios estilos", afirma Juliana.

Confira algumas dicas da consultora: sapatilhas, vestido reto que marcou as décadas de 60 e 90, que pode ser mini ou ir até à altura dos joelhos, bermuda camuflada, clogs ou sandálias de madeira ou tipo papete, camisetas coloridas de malha bem fina.

Esportes
Como os dias são mais longos, há um aumento na prática de esportes, como afirma o educador físico, José Alves da Silva, especialista em treino de corridas. "As pessoas acabam procurando mais os parques e as pistas de caminhada", diz.

Mas ele alerta os praticantes sobre o sol forte. "Seria ideal que as atividades fosse realizadas antes das 10h ou depois das 17", afirma.

Entenda
O início do verão é marcado com o solstício (21 de dezembro no hemisfério sul e 21 de junho no hemisfério norte) e acaba com o equinócio de outono, no dia 21 de março no hemisfério sul e 23 de setembro no hemisfério norte).


Fonte: http://redebomdia.com.br/Noticias/Dia-a-dia/40581/Por+um+verao+mais+saudavel


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