Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Dia do Soldado

Notícia publicada em 25/08/2010



De cada 800 jovens alistados na Junta Militar de Sorocaba, apenas 117 são incorporados no Tiro de Guerra (TG-02040) e na 14ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM) todos os anos. Dezessete ficam na 14ª CSM e 100 no TG, os demais são dispensados por excesso de contingente. A informação é do chefe da 14ª CSM, tenente-coronel Gilmar Antônio de Lima Ribeiro, ao falar ontem sobre a programação em homenagem ao Dia do Soldado, comemorado nesta 4ª feira (25) em todo o país. "Normalmente, o alistamento representa por ano 1% da população sorocabana", observa o oficial.

Ele comenta, também, que quem está no serviço militar obrigatório e identifica-se com a carreira, pode disputar uma das quatro vagas disponíveis na 14ª CSM. No TG, não há essa possibilidade. Com as vagas preenchidas, quem ficou de fora, porém, e quiser continuar no Exército pode prestar os concursos de ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro, desde que tenha concluído o segundo ano do ensino médio, ou, ainda, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), em Minas Gerais. Neste caso, com ensino fundamental completo.

"As quatro vagas na 14ª CSM ficam à disposição dos interessados por sete anos, conforme prevê a lei. Somente depois disso é que novas vagas podem ser disponibilizadas", explica. O Dia do Soldado é comemorado em toda a escala hierárquica do Exército, desde o soldado até o general. A obrigatoriedade do Serviço Militar no Brasil é prevista em lei desde 1908. Soldado vem do latim solidarius e significa alguém que é pago para servir e, também, porque essas pessoas recebiam soldo (salário), portanto, soldado.
Homenagens

Para marcar a data, os comandos da 14ª CSM e do TG de Sorocaba realizam, a partir das 9h30 de hoje, solenidade em homenagem ao Dia do Soldado, em memória do patrono do Exército Brasileiro, marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido nesta data, no ano de 1803. A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, entrega de boinas verdes aos atiradores e medalhas a autoridades militares marcam as comemorações, que ocorrem logo mais na sede do Tiro de Guerra, situada na rua Sargento Antônio Remio Ribeiro, 55, Vila Hortênsia. Além disso, haverá, no estacionamento externo, exposição de materiais militares de Campinas e de veículos antigos do Exército, como um tanque de guerra, de Jundiaí.

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, o vereador Mário Marte Marinho Júnior (PPS) será um dos homenageados de hoje pelo Exército. Ele receberá, às 10h30, o diploma de Colaborador Emérito do Exército no quartel-general do Comando Militar do Sudoeste, em São Paulo. Essa honraria é oferecida aos civis que prestam relevantes serviços ao Exército Brasileiro. De acordo com o tenente-coronel Gilmar, o atual secretário municipal de Planejamento e Gestão, Rodrigo Moreno, também será homenageado com essa honraria. "Ele sempre foi nosso parceiro e ajudou-nos na medida que podia", comenta o oficial.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=336134


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock