Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Dia do Doador de Sangue

Notícia publicada em 25/11/2010



A proximidade das festas de fim de ano e do período de férias preocupa a equipe do Hemonúcleo de Sorocaba por conta da provável queda no volume dos estoques de sangue do serviço. "A diminuição do número de doadores começa por volta de 15 de dezembro e se estende até o Carnaval, quando os estoques caem em cerca de 20%, o suficiente para preocupar", comentou o médico Frederico Guimarães Brandão, que alertou ontem a população sobre a necessidade de contribuir às vésperas do Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado hoje.

Referência para 2 milhões de habitantes distribuídos em 48 municípios, o Hemonúcleo do Conjunto Hospitalar de Sorocaba coleta mensalmente duas mil bolsas, com aproximadamente 100 doações diárias. Segundo Brandão, os estoques de sangue da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) - que inclui a unidade de Sorocaba e outros 11 postos de coleta pelo Estado de São Paulo - estão adequados. "Isso significa que não está faltando, mas também não está sobrando sangue. Ou seja, uma queda nas doações já é suficiente para desequilibrar. É uma situação que não é confortável, que não nos permite ficarmos tranquilos", explicou o diretor do serviço.

Brandão destaca, entretanto, que essa avaliação não é aplicada ao tipo sanguíneo O negativo, pelo qual sempre há uma carência maior e do qual os estoques sempre estão abaixo do necessário. "As pessoas que são O negativo deveriam doar com frequência". Isso porque este tipo de sangue, conhecido como doador universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Porém, apenas 9% dos brasileiros o possuem.

Dia especial

Quem comparecer ao Hemonúcleo para doar sangue hoje, Dia Nacional do Doador, terá um atendimento diferenciado. O médico Frederico Brandão, entretanto, alerta sobre a importância que este ato seja realizado também em outros dias e épocas do ano. "O sangue doado dura por 35 dias e cada bolsa pode salvar a vida de até quatro pessoas. Ou seja, as doações que conseguirmos agora irão nos ajudar no período crítico do final do ano, quando o número de doadores cai muito", falou.

Doar sangue é uma atitude simples, rápida e segura. Todo o material utilizado para coleta é estéril e descartável, o que elimina os riscos de contrair doenças durante o processo. Para ser um doador é preciso que a pessoa tenha entre 18 e 65 anos de idade, pese mais de 50 quilos e não esteja grávida, amamentando ou doente. Não é necessário agendar horário - basta comparecer ao Hemonúcleo portando um documento oficial de identidade com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação, por exemplo). Também não é preciso estar em jejum, ao contrário: a orientação é que o doador tenha feito uma refeição leve (evitando alimentos gordurosos).

Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses. O sangue doado é separado em pelo menos três hemocomponentes (Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas e Plasma) e distribuído aos hospitais para atender os casos de emergência e aos pacientes internados. O Hemonúcleo de Sorocaba funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Lajeado (próximo à rodoviária). Mais informações pelos telefones (15) 3224-2930 e 3332-9464.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=38&id=368979


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock