Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Denis Lisboa realiza workshop de percussão em Sorocaba

Notícia publicada em 18/01/2011



Ele já tocou com grandes músicos brasileiros como Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo. Baiano morando em São Paulo e considerado um dos melhores percussionistas do país, entende que a explosão do axé music foi importante para a profissionalização do percussionista, antes um mero coadjuvante. "Hoje mudou muito a relação que os outros músicos tem com o percussionista. Geralmente para reduzir custo, antigamente tiravam o percussionista ou pagavam menos", recorda o músico Denis Lisboa, que realiza nesta terça-feira (18), a partir das 19h30, um workshop gratuito em Sorocaba, na Casa do Ritmo.


Intitulado "Tô no tambor", o workshop de cerca de duas horas é para quem tem noção e também para quem não tem afinidade com os instrumentos. A ideia, conta o músico, é além da musicalização trabalhar também com a questão da coordenação motora. "Trabalho com música matemática, com números, a divisão mental e coordenação motora, para tocar um ritmo com a mão esquerda e outro com a mão direita, coordenar seus dedos, suas pernas, então vou passar um pouco dessa técnica", explica Lisboa.


No workshop de hoje, o músico ainda vai apresentar algumas técnicas, além de vários exercícios. E também não precisa levar o instrumento, que ele disponibilizará alguns como o berimbau, para trabalhar melodias como congas e timbalada, entre outros.


Celeiro


Para o músico, o Brasil é um celeiro de grandes percussionistas, mas destaca nomes internacionais como o porto-riquenho Giovanni Hidalgo, o cubano José Luís Quintana "Changuito" e o africano Mamady. "Foram os três que me deram todo o desenvolvimento musical, a técnica, forma de tocar, linguagem e informação que necessitava", fala. Mas emenda lembrando que mais importante em sua formação foi mesmo o músico baiano Carlinhos Brown, com quem tocou. Denis ainda destaca alguns percussionistas brasileiros que considera "os melhores", como o baiano Nei Sacramento e Marcos Suzano, já da geração anterior e com outro tipo do som ele cita o pernambucano Naná Vasconcelos, que pode-se dizer embaixador do Brasil no mundo quando o assunto é música.


Para Lisboa, assim como Naná, a Bahia tem um papel fundamental no advento da percussão no país. "O ritmo da Bahia é contagiante. Somos curiosos e pesquisamos ritmos e sons do mundo inteiro, enfim, o ritmo baiano é rico, e essa entrada do axé music no mercado - que depois virou comercial - ajudou a divulgar o ritmo baiano", defende ele, que acredita que foi após esse "estouro" que a figura do percussionista saiu das coxias e ganhou os palcos. Antes disso, lembra, o percussionista era o músico do "corte", ou seja: se era preciso reduzir custos, sobrava para o percussionista.


"O Carlinhos Brown foi um que mudou isso, já fiz trabalho que tiraram a bateria e levaram o percussionista, completamente diferente de 10 anos atrás. Hoje tem mais percussionista e eles estão estudando harmonia, piano, entrando em faculdade, hoje em dia a visão que se tem do músico mudou", analisa. Lisboa estudou na Universidade de Música da Bahia (UFBA) e no Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos Campos", de Tatuí. Tem experiência como professor de música do Instituto Criança Cidadã, passagem pela Orquestra Jovem de São Paulo, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Balé Folclórico da Bahia, Capoeira Foundation USA, e tocou com artistas como Caetano Veloso, Elza Soares, Stevem Colemam, Daniela Mercury, Arnaldo Antunes, Chic chic chic (Inglaterra), Heartbreaker e Guga Stroite, entre outros.


SERVIÇO:


O workshop acontece nesta terça-feira, às 19h30, na Casa do Ritmo, que fica na rua Professor Toledo, 453, Centro. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Outras informações: (15) 3031-1487 ou 9121-9776.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=386299


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock