Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Correios iniciam entrega do primeiro lote de carnês

Notícia publicada em 24/01/2012



O serviço de Correios iniciou nesta terça-feira (24) a distribuição do primeiro lote de carnês de Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) do exercício 2012.

A ordem de entrega, como em anos anteriores, segue o endereçamento postal (CEP). Assim, entraram no rol de distribuição os imóveis identificados no Cadastro Fiscal de Registro Imobiliários da Secretaria de Finanças (SEF) pelos CEP"s de 18010-000 a 18025-190 e cujo vencimento da primeira parcela ou da parcela única com desconto de 5% para pagamento à vista, é 15 de março. O cronograma de entrega dos documentos prevê que até o dia 5 de março todos os carnês estarão na mão dos contribuintes. (Veja tabela abaixo).

De acordo com o esquema de distribuição, se o proprietário ou responsável pelo imóvel não receber o carnê até a data limite, o mesmo poderá requerer segunda via junto às unidades da Casa do Cidadão (Ipanema, Itavuvu, Ipiranga, Brigadeiro Tobias ou Éden), além do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), instalado no Palácio dos Tropeiros. Para o primeiro lote, essa data expira em 24 de fevereiro; portanto, somente a partir desse dia é que o contribuinte poderá requerer a segunda via com tranquilidade e prazo suficiente para pagamento do tributo. Segundo o chefe da Divisão de Tributos Imobiliários, Jovair Arlindo Alves, os Correios cumprem rigorosamente o cronograma de entrega e, portanto, mesmo que o contribuinte queira se antecipar em obter a segunda via do documento, a Casa do Cidadão e o SAM não terão o sistema liberado para isso.


Como é calculado

O IPTU 2012 foi reajustado em 6,69%. Para o cálculo do imposto de um terreno vago, aplica-se ao valor venal do terreno a alíquota de 6% ou de 3% . O valor resultante é aplicado numa Tabela de Descontos Escalonados, cujo resultado final é o valor do IPTU a ser lançado ao contribuinte. O cálculo do valor venal do terreno é feito pelo valor do metro quadrado do terreno (definido pela Planta Genérica de Valores), as características do terreno (área total e testada) e fatores definidos na legislação tributária; fator gleba se maior que 3.000,00 m², esquina, pedologia, topografia, localização interna ou encravado, por exemplo.

No caso do IPTU de um imóvel edificado, além da consideração do valor venal do imóvel, que é a soma do valor venal do terreno mais o valor venal da construção, a alíquota de 1,5%. Também o resultado é aplicado numa Tabela de Descontos Escalonados, cujo resultado final é o valor do IPTU a ser lançado ao contribuinte. Para o cálculo do valor venal de um imóvel edificado, além do cálculo do valor venal do terreno, calcula-se o valor venal da edificação, que leva em conta o tamanho da construção em metro quadrado, o valor desse metro quadrado da construção definido pela Planta Genérica de Valores e a obsolescência; ou seja, a depreciação física do imóvel.

Relação de bancos

O pagamento do IPTU poderá ser feito em alguns bancos que estão elencados, inclusive, no próprio documento que o contribuinte vai receber.

Mas as unidades conveniadas com a Prefeitura de Sorocaba são:

Banco do Brasil; Banco Itaú, Santander; Banco Mercantil do Brasil; Caixa Econômica Federal (que autoriza o recebimento nas lotéricas), Citibank e os Correios instalados apenas nas Casas do Cidadão. No caso do Bradesco, apenas os seus correspondentes bancários estarão recebendo o tributo.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=360159


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock