Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Coordenadora do Cesgranrio esteve em Sorocaba e fez palestra a educadores da rede municipal

Notícia publicada em 22/10/2010



A professora Thereza Penna Firme, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, do Rio de Janeiro, fez palestras a 120 profissionais da Rede Municipal de Ensino, entre diretores de Educação Básica, supervisores e gestores.

A professora falou a respeito de sistemas de avaliação, em evento realizado nesta quinta-feira (21), no Salão de Vidro no Paço Municipal. A visitante foi recepcionada pela secretaria de Educação, Maria Teresinha Del Cístia.

"Essa palestra foi inserida neste encontro com o objetivo de contribuir para o trabalho de formação continuada de nossos profissionais", disse a secretária de educação.

A professora Thereza explicou que o evento teve por objetivo "desmistificar alguns aspectos da promoção escolar, tendo por base, sempre, o cuidado de não abandonar o aluno que está em dificuldade, e tomar cautela ao comunicar-lhe as deficiências."

A regra é simples, diz a professora: "Primeiro me diga uma coisa boa, depois as coisas ruins. Toda pessoa merece crítica, mas ela tem de ser feita sem levar ninguém ao desespero ou à falta de estímulo. A escola tem de fazer o máximo possível para o aluno aprender.

Repetência não faz bem a nenhuma criança. Pelo contrário: pesquisas demonstram que a maioria dos evadidos é de aluno repetente. A repetência leva-o ao abandono. E, nas ruas, a criança será adota pelo tráfico. E escola não pode fazer isso com seus alunos."

Depois de falar sobre o processo de avaliação a professora carioca comentou também os cinco tipos de mente de pessoas que estão preparadas para o futuro: 1) A Disciplinada; 2) a Sintética; 3) a Criativa; 4) a Respeitadora e a 5) a Ética.

Uma das participantes do evento, a diretora do CEI - 77, da Vila Astúrias, Danieli Cesare, comentou que a palestra veio contribuir para que se possa entender qual o caminho escola deve seguir em relação a esse tema.

"E nos ajuda a perceber que a avaliação vem ao encontro de acreditar no aluno, de enxergá-lo, durante o seu crescimento, como ser integral. E não avaliar só as notas, mas proceder a uma avaliação de ponta que vê o aluno em suas dificuldades e projeta o que podemos fazer para levá-lo a superar os desafios", destacou.


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=36285


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock