Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Sorocaba - Consumo na indústria cresce 3,4% em Sorocaba

Notícia publicada em 10/05/2012



Apesar da crise internacional, estudo divulgado pela CPFL Piratininga revela que Sorocaba registrou crescimento de 3,4% na classe industrial

Notícia publicada na edição de 10/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Amilton Lourenço
amilton.lourenco@jcruzeiro.com.br

"Sorocaba é um ponto fora da curva". Foi essa expressão usada por José Emílio Steffen, gerente de planejamento e gestão de mercado da CPFL Piratininga, para definir o aumento no consumo de energia do setor industrial de Sorocaba, no ano passado. "Em 2011, a classe industrial sorocabana registrou um crescimento de 3,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, fato excepcional uma vez que a produção industrial do Brasil como um todo desacelerou. Esse cenário não se repetiu em outros municípios e regiões inclusos na área de atuação da nossa empresa", resumiu Steffen.

Para o gerente de planejamento, o crescimento no consumo de eletricidade confirma a ampliação no número de indústrias no município e o crescimento econômico da cidade. A CPFL endossa que a expansão do consumo foi impulsionada pelo aumento do número de indústrias, o que reflete diretamente em outros setores. "O aumento no consumo de energia pode vir tanto da instalação de novas empresas quanto de um aumento na capacidade produtiva das plantas já instaladas no município", explica. "E se há crescimento do setor industrial é natural que haja expansão de outros setores como o de serviços e o comércio", lembra.

Consumo residencial e comercial

No mesmo balanço divulgado ontem, a CPFL informa que as classes Residencial e Comercial registraram um crescimento médio de 7,5% e 6,0%, respectivamente, no acumulado dos últimos cinco anos (2007 a 2011). Os índices refletem, principalmente, o melhor desempenho das classes D e E, explica Steffen. "O crescimento da faixa da população considerada nova classe média ajudou o município a driblar a crise. Com o poder aquisitivo em alta, eles passaram a consumir mais e tiveram acesso a eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, contribuindo com o comércio e o setor de prestação de serviços", ressalta.

Outro dado curioso revelado pelo balanço divulgado pela CPFL é que o Consumo Por Consumidor (CPC) de 2011 ficou 3,3% abaixo do registrado em 2000, período anterior ao racionamento de energia. "Embora as classes D e E tenham ampliado a capacidade econômica, verificamos que eles estão atentos à economia de energia. É uma demonstração de educação do consumidor." Outra razão para a queda do consumo por consumidor, explica Steffen, é a substituição de aparelhos antigos por novos. "Com a elevação do consumo de equipamentos novos é natural que aconteça economia de energia. Os aparelhos novos apresentam um consumo de energia bem inferior em relação aos antigos", completa.

Investimentos

Para atender ao aumento de demanda, a CPFL investiu R$ 51 milhões nos últimos 3 anos em Sorocaba. No biênio 2010/2011, as principais obras concluídas foram: construção da subestação Cruz de Ferro, ampliação da subestação Sorocaba 1, construção da subestação Sorocaba 5 - São Bento e anel de linha de transmissão Sorocaba. Outras quatros grandes obras, que somam aproximadamente R$ 20 milhões, estão em andamento. São elas: ampliação da subestação Sorocaba 4 - Além Rio, com substituição de 1 transformador de 20 MVA por outro de 40 MVA; ampliação da subestação Sorocaba 3 - represa, com instalação de transformador de 20 MVA; Instalação de transformador de 20 MVA na subestação Sorocaba 6 - Cruz de Ferro; e conclusão do anel de Sorocaba - uma linha de transmissão que circula toda a cidade. De acordo com a CPFL esta obra deixará o sistema de abastecimento de energia elétrica mais confiável e o restabelecimento, em caso de queda, mais rápido.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=386251


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock