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Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

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Sorocaba - Consumidores de Sorocaba vão gastar R$ 11,7 bilhões neste ano

Notícia publicada em 12/06/2012



São R$ 700 milhões a mais se comparado ao que foi injetado em 2011

Notícia publicada na edição de 12/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

A economia de Sorocaba receberá até o final deste ano a injeção de cerca de R$ 11,7 bilhões. Esse é o potencial de consumo do município identificado em estudo anual realizado pelo IPC Maps, da IPC Marketing Editora, sobre o perfil econômico do país. A projeção para 2012 supera em aproximadamente R$ 700 milhões o registrado em 2011. No ranking nacional, que inclui 5.565 municípios, Sorocaba é a 29ª cidade com maior potencial de consumo e, no mercado paulista, está entre as nove primeiras. Apesar desse crescimento, Sorocaba recuou em cinco posições entre as cidades brasileiras, mas se manteve na mesma classificação dentro do Estado no comparativo ao ano anterior.

A classe média desponta como a de maior potencial de consumo no município. Somente a classe C, saltou de uma participação de 31,2%, em 2011, para 45,3% em 2012. Já a classe B responde por 41,4% de todo potencial de consumo. Em 2011, a participação era de 40,3%. Ou seja, as duas classes somadas representam mais de 85% de todo o bolo da população com poder de compra. A média de consumo per capita também cresceu em 2012, passando de R$ 18,6 mil para R$ 19,5 mil no ano. O aumento de 4,8% está bem acima do crescimento da economia, que ano passado passado teve uma alta de 2,5% do PIB (Produto Interno Bruto).

A manutenção do lar, é o item que mais consome dinheiro entre os consumidores sorocabanos. Ou seja, mais de 25% de todo gasto anual são destinados a cobertura de despesas fixas como aluguel, contas de luz, água, telefone, gás, imposto predial, condomínio, serviços domésticos, entre outros. As despesas com serviços diversos do dia a dia abocanham mais 22,2% de todo o potencial de consumo. A alimentação dentro de casa é o terceiro item que mais absorve despesas, comprometendo cerca de 10% dos gastos gerais.

Em todo o Brasil o potencial de consumo em 2012 deve chegar a R$ 2,7 trilhões, que corresponde a um crescimento de cerca de R$ 273 bilhões em relação ao estudo divulgado no ano passado.

Em alta

A ascensão social de grande parte da população, que passou a ter um poder aquisitivo maior, provocando uma migração nas classes sociais,é apontada pelo economista Geraldo César de Almeida, como a principal alavanca desse crescimento do potencial de consumo não apenas em Sorocaba, como em todo Brasil. Segundo ele, a maior oferta de emprego, junto com a oferta de crédito, tem provocado um círculo virtuoso na economia, desde o início do Plano Real. "Os consumidores estão tendo acesso a serviços e produtos que até então estavam fora do seu poder de compra e, com isso, os prestadores de serviço também passaram a ganhar mais, gerando esse aquecimento", diz.

Almeida considera que a posição de Sorocaba tanto no ranking nacional como estadual é muito positivo, pois demonstra todo esse potencial de consumo da cidade, atraindo novos investimentos para a cidade. O economista afirma que a vinda de novos shoppings centers para a cidade é demonstração de que o mercado está atento a esse mercado em expansão, especialmente com o fortalecimento do poder de compra da classe média.

Mas para que essa tendência permaneça nos próximos anos, ele diz que o Governo precisa investir mais na estabilização da economia para garantir a continuação na geração de empregos e o fortalecimento da indústria para que a população continue a se sentir segura para comprar. "É preciso continuar a crescer de forma sustentada", diz.

Perfil

O IPC Maps 2012 foi atualizado com base dos resultados do Censo Demográfico de 2010. Além do potencial de consumo, que inclui 22 itens de despesas, o estudo traz um perfil completo de cada município. O banco de dados é elaborado com base em informações divulgados por instituições oficiais, sendo utilizado atualmente por mais de 700 empresas para a definição de estratégias de investimentos.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=394229


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