Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 01 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba conquista pela quarta vez consecutiva o Selo Verde Azul

Notícia publicada em 19/12/2012



Sorocaba conquista pela quarta vez consecutiva o Selo Verde Azul

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, anunciaram na tarde desta terça-feira (18) a certificação de Sorocaba no Programa Município Verde Azul. Esse é o quarto ano consecutivo que a cidade conquista o selo e é considerada exemplo ambiental. Na classificação geral, Sorocaba ficou na 2ª posição, com 97,21 pontos. Em primeiro lugar ficou a cidade de Botucatu (127.370 habitantes), com 97,26 pontos.

"Esse programa está provando que é possível o desenvolvimento aliado à preservação ambiental, ou seja, com sustentabilidade. Parabéns a todos os municípios participantes", elogiou o governador Alckmin.

A secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, comemorou a certificação como resultado de um trabalho integrado da Prefeitura de Sorocaba nos últimos anos, visando, principalmente, à melhoria da qualidade de vida e à conscientização ambiental da população. "Com esse prêmio, fechamos o governo do prefeito Vitor Lippi com chave de ouro. É um reconhecimento pelo nosso trabalho ao longo desses anos", ressaltou.
Neste ano, das 645 prefeituras avaliadas, 143 conquistaram o selo ambiental. Também como em 2011, a SMA deu o "Prêmio Franco Montoro" para os 19 municípios melhores colocados em suas Bacias Hidrográficas e aos interlocutores municipais mais ativos no Programa e as Parcerias Verdes, empresas ou pessoas físicas, que contribuem com os municípios na tarefa de proteger o meio ambiente. Sorocaba recebeu novamente este prêmio por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, neste ano serão premiados com os recursos do Fecop não apenas os primeiros colocados, mas também os municípios que aumentaram suas notas. "Desta maneira, vamos estimular as demais cidades a conquistarem este certificado", comentou.

Para obter o selo, os municípios têm que atingir uma nota mínima de 80 (de 0 a 100). A pontuação é dada com base no desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. As administrações municipais ainda podem pontuar com proatividades e até perder pontos, por pendências ou passivos ambientais, por ter áreas contaminadas, entulhos em Áreas de Proteção Permanente (APP"s) ou pendência com licenciamento, por exemplo.

Em 2011, Sorocaba teve nota máxima em Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Na classificação geral, Sorocaba ficou na terceira posição, com 96,13 pontos, e em primeiro lugar entre as cidades com mais de 30 mil habitantes. O município recebeu também o "Prêmio Franco Montoro" por ser a cidade melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê.

Ações de Sorocaba
Dentre os trabalhos da Prefeitura de Sorocaba, destaca-se uma série de ações integradas no projeto de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. São trabalhos que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a construção de bacias de contenção, recuperação das margens e de áreas degradadas, construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco, ciclovias e parques integrados.

Sorocaba ainda realiza plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade, de estudantes da rede municipal de ensino e de integrantes da 1ª Cooperativa de Egressos do Sistema Prisional e seus Familiares. Outra iniciativa da Prefeitura são os diversos projetos na área de educação ambiental realizados nos parques municipais para pessoas de todas as idades.

O município conta ainda com ações em recuperação de matas ciliares, revitalização em 53 km de rios e córregos urbanos, combate ao desperdício de água e redução de perdas, recuperação de nascentes rural e urbana; além de contar com 2.815 nascentes mapeadas.

Na Arborização Urbana, por exemplo, uma das proatividades que rendeu pontos ao município foi o Piloto de Floresta Urbana. Para a sua implantação, a Secretaria do Meio Ambiente escolheu um trecho da Rua João Martinez, localizada entre o Jardim Bandeirantes e o Jardim Astro, e realizou o plantio de 14 árvores nativas e frutíferas nas duas calçadas da via, respeitando as distâncias mínimas de postes, entradas de garagem e drenagem de águas pluviais. De acordo com a Sema, o local estava carente de vegetação, com apenas uma árvore em todo o quarteirão, apesar de possuir calçadas largas, com aproximadamente seis metros de largura, condições ideais para o plantio.

Já na diretiva de Cidade Sustentável, um exemplo citado foi o Parque da Biquinha como uma Edificação Pública Modelo. Além de ser edificado com madeira de reflorestamento, entre outras iniciativas, o parque ecológico possui temporizadores de iluminação, lâmpadas fluorescentes, circuito de iluminação independente, mobiliário de papelão reciclado, poste externo com iluminação fotovoltaica, além de um sistema de captação de água de chuva.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/31290-sorocaba-conquista-pela-quarta-vez-consecutiva-o-selo-verde-azul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock